Ao contrário do que apregoa o atual governo municipal que se apropria de altos indices do Ideb para tentar lacrar que a educação é o que é graças a presente gestão, premiações, indicadores de excelência e notório saber e aprender tem sido destaque ao longo de mais de 40 anos do trabalho de diretores, professores e demais funcionários da rede municipal. Vão longe os dias idos do que podemos chamar de primeira, segunda, terceira e agora quarta geração de educadores, que não tinham nem metade da estrutura disponivel hoje e que com mérito sustentaram a educação com elevados indicadores fazendo com que Marília fosse destaque nacional por décadas.
O resultado colhido hoje foi semeado lá atrás e muito se deveu a governos passados, estando o atual apenas colhendo o que no passado se plantou com denodo e comprometimento. As gerações que se sucederam e a atual, de diretores, professores e funcionários, que aí está muito comprometida, coesa e competente, garante que o futuro da educação continue a ser escrito com êxito. A matéria a seguir foi encaminhada pela imprensa oficial da prefeitura.
Ideb: Marília volta a ser destaque na educação e escolas municipais mantêm índice superior ao do Estado de SP e Brasil
da assessoria da prefeitura de Marilia
Desempenho dos estudantes da rede municipal de Educação em Matemática e Língua Portuguesa é elogiado
Marília voltou a ser destaque nacional pelo elevado desempenho e rendimento dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental – de 1º ao 5º ano. Conforme os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 – divulgado quarta-feira, dia 14 de agosto, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais ‘Anísio Teixeira’ – o desempenho dos alunos da rede municipal de Educação, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, ficou acima das médias do Estado de São Paulo e do Brasil.
“O desempenho dos nossos estudantes comprova o quanto os nossos professores, diretores, supervisores de ensino e todos os servidores que se dedicam às nossas escolas, à nossa rede, estão comprometidos em ensinar, em preparar nossas crianças para o crescimento”, declarou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PL).
O resultado do Ideb 2023 comprova, mais uma vez, que Marília se destaca mantendo índice superior ao do Estado de São Paulo e do Brasil. Enquanto a média nacional dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) atingiu 6,0 e a média estadual foi de 6,5, as escolas municipais alcançaram o elevado índice de 7,0 – resultado semelhante ao período pré-pandemia.
2º Melhor Ideb
Conforme o indicador educacional do Governo Federal, as escolas que compõem o Sistema Municipal de Ensino de Marília obtiveram o 2º melhor Ideb entre todos os Municípios do Estado de São Paulo que possuem de 200 a 300 mil habitantes, ultrapassando a 4ª posição alcançada em 2021.
Todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) conquistaram Ideb maior que o da edição anterior (2021), sendo um dos indicadores responsáveis por esse resultado positivo a permanente formação oferecida aos profissionais que integram o quadro da educação do Município, conforme apontaram as supervisoras da Educação Básica, Daniela Rigoldi e Rita Borgueti. A Rede Municipal de Marília é grande, sendo composta por 8.800 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que demandam cuidados e atenção individual diários de toda uma equipe escolar. Equipe consolidada e composta por gestores, professores e demais funcionários concursados que atuam em prol da melhoria da educação a ser oferecida ao público atendido.
O Ideb é o principal instrumento de monitoramento da qualidade da Educação Básica do Brasil. Bienalmente (em anos ímpares), os alunos de 5º ano de todas as escolas do País são submetidos à avaliação externa Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) composta por provas escritas de Leitura e Matemática. Assim, por meio dos índices apresentados, são traçados caminhos e tomadas de decisões que garantam programas e iniciativas que assegurem o atendimento das necessidades da população.
Para o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, este e outros tantos resultados altamente positivos que a rede municipal de ensino de Marília vem alcançando, consiste na colheita dos frutos de um trabalho coletivo, íntegro e altamente eficiente. “Tudo isso é fruto de um esforço coletivo, de uma dedicação plena que começa desde a Educação Infantil até a conclusão do Ensino Fundamental, no 5º ano. A nossa rede é reconhecida pelo profissionalismo e pelo carinho que todos os nossos servidores aplicam no seu dia a dia. Também destaco a atuação do prefeito Daniel Alonso, uma liderança pública que mostra ao Brasil o quanto a Educação é essencial para o crescimento de uma cidade, pois sempre incentivou e priorizou as ações para o fortalecimento do ensino”.
Brasil
O balanço de 2023 mostrou que, apesar de algumas melhoras em relação a 2021, o Brasil ainda não conseguiu alcançar as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação e segue com notas abaixo do observado antes da pandemia de covid-19. Principal indicador da educação básica pública e privada, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. O índice dá uma ideia geral do desempenho das escolas, Municípios, Estado e País na educação e também serve como alerta para os gestores educacionais e para a sociedade. O Ideb de Marília é superior a várias cidades médias e grandes do Estado de São Paulo, a exemplo de Presidente Prudente (6,6), Ribeirão Preto (5,9), São José dos Campos (6,8), Rio Preto (6,4), Bauru (5,9), Botucatu (6,3), Campinas (5,6), Garça (6,4), Mirassol (6,9), Paraguaçu Paulista (6,5), Araçatuba (6,9), Araraquara (6,3) e Assis (6,3), entre outras cidades.