Inteligência artificial é usada para soluções que compreendem a confirmação de presença para conter o absenteísmo
O esquecimento de data e hora da consulta médica ou do exame há muito tempo deixou de ser problema a clínicas, hospitais e laboratórios. Ao modernizar o atendimento de mais de 500 clientes, Nina Tecnologia já confirmou mais de 30 milhões de consultas e exames em todo Brasil e desenvolve soluções para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios na saúde pública e privada.
Empresas da área de saúde têm observado o quanto a comunicação eficiente é uma importante aliada para sanar desafios de gestão, como o absenteísmo de pacientes, por exemplo. Em se tratando do sistema de confirmação de presença, o Provida Complexo Médico, de Tubarão (SC), viu reduzir em 39% as faltas de pacientes nas consultas e exames desde a parceria com Nina Tecnologia, em 2019. “Com uma taxa menor de absenteísmo, empresas da saúde conseguem priorizar a gestão, reduzindo a falta de pacientes, buracos na agenda, fila de espera, impossibilidade de encaixes e ociosidade profissional”, explica Roberto Dozol, CEO de Nina Tecnologia.
As integrações da empresa, que tem sede em Santa Catarina, são automatizadas e contemplam todas as etapas que envolvem a jornada de comunicação com o paciente, desde as mensagens que antecedem consultas ou exames (confirmação, lembrete, reagendamento de cancelados, motivo de cancelamento e check-in online), até o pós, equivalente a envio de pesquisa de satisfação, link do laudo, lembrete de retorno e avisos personalizados.
Nesse processo da jornada também são estabelecidas as informações que o paciente precisa saber sobre o seu exame ou consulta, a fim de prepará-lo para o compromisso médico. Após o uso da solução, o Hospital Fundação Ouro Branco (FOB), de Minas Gerais, também percebeu mudanças. Apenas nos primeiros cinco meses de uso da plataforma, realizou 14,8 mil novos atendimentos e mais de 57 mil confirmações de agenda ou cancelamentos foram convertidos em novas consultas e exames.