A três meses das festas de fim de ano, Klok triplica suas vendas mensais com ações em pontos de vendas pelo estado de São Paulo
Uma das estratégias de trade de marketing mais eficientes na área de varejo é a de degustação nos pontos de venda, ou seja, dentro dos supermercados. Apesar de ser uma ferramenta tradicional para atrair consumidores para uma nova marca ou produto, ela ainda é considerada uma das mais poderosas dentro do segmento, sendo responsável por aumentar em até 656% as vendas do dia, segundo um estudo realizado pela Shopper Behavior Xplained. Ainda de acordo com uma pesquisa do SPC, 53% dos entrevistados compraram o produto após a degustação. E foi com essa estratégia de degustações que a marca de salgadinhos congelados Klok, especializada na produção de coxinhas, bolinhas de queijo, pães de queijo e outros quitutes, utilizou para aumentar suas vendas em até 300% em um único mês em alguns supermercados do estado de São Paulo.
“Quando chegam as festas de fim de ano, o espaço na área de congelados fica mais restrito, porque o supermercadista quer investir mais nos produtos sazonais, como chester, peru e tender. Nós, indústria de outros tipos de produtos que não se encaixam no padrão dos itens mais consumidos no Natal e Ano Novo, precisamos comprovar aos lojistas que nossa marca tem alta procura e rentabilidade, merecendo, inclusive nesse período, um espaço no seu concorrido freezer. E para alcançar esse objetivo, montamos um plano de negócio onde faremos quatro meses de degustações dentro dos supermercados que fazem parte dos nossos pontos de venda. E a ferramenta tem funcionado. Somente no primeiro mês de ação, já tivemos um aumento de 300% das vendas de alguns locais, triplicando o nosso faturamento mensal”, comenta Giovanna Tung, diretora comercial da marca Klok.
Além de apresentar a praticidade da marca em eventos sociais, como os de fim de ano, aos consumidores finais, a campanha de degustação da Klok também tinha o objetivo de garantir o sue espaço nos freezers dos supermercadistas e promover vendas casadas para seus parceiros. “Mais do que garantir um espaço para a Klok na seção de congelados e atrair novos clientes, nosso objetivo com essa ação de tarde de marketing foi mostrar para o supermercadista que conseguimos impulsionar o negócio dele e o nosso, promovendo venda casadas com maionese, ketchup, mostarda, refrigerante etc. Colocamos todos esses produtos de outras indústrias dentro da nossa degustação com o objetivo de fornecer uma opção de mesa completa ao cliente final”, acrescenta Tung.
Vale ressaltar que os produtos da Klok foram pensados para oferecer praticidade aos clientes, uma vez que podem ser preparados em apenas 10 minutos ao serem aquecidos no forno ou na Air Fryer. Com uma fábrica localizada em Suzano (SP), o negócio liderado pela família Tung já conta com diversos PDVs pelo estado de São Paulo em apenas um ano de vida, como no Supermercado Shibata, Esperança, Rossi, Da Praça e Super Lar. Mais informações em www.klokfoods.com.br e @klokfoods.