spot_img
spot_img

México pede retaliação às tarifas impostas por Donald Trump

spot_img

Mais notícias

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, pediu no sábado (1º) a implementação de medidas tarifárias e não tarifárias em resposta à decisão dos EUA de impor tarifas de 25% sobre todos os produtos vindos do México, marcando o aparente início de uma guerra comercial entre os dois países.

Em uma publicação no X, Sheinbaum disse que o seu governo procurou o diálogo em vez do confronto com o seu vizinho do norte, mas que o México foi forçado a responder na mesma moeda.

“Instruí meu ministro da Economia a implementar o plano B no qual estamos trabalhando, que inclui medidas tarifárias e não tarifárias em defesa dos interesses do México”, postou Sheinbaum, sem entrar em detalhes sobre quais produtos norte-americanos seu governo terá como alvo. .

Os Estados Unidos são de longe o mercado estrangeiro mais importante do México, enquanto o México em 2023 ultrapassou a China para se tornar o principal destino das exportações dos EUA.

O México tem preparado possíveis tarifas retaliatórias contra as importações dos EUA, que variam de 5% a 20%, sobre carne suína, queijo, produtos frescos, bem como aço e alumínio manufaturados, segundo fontes familiarizadas com o assunto. A indústria automobilística inicialmente ficaria isenta, disseram eles.

As exportações dos EUA para o México representaram mais de US$ 322 bilhões em 2023, mostraram dados do Census Bureau, enquanto os EUA importaram mais de US$ 475 bilhões em produtos mexicanos.

Em sua postagem, Sheinbaum também rejeitou como “calúnia” a alegação da Casa Branca de que os cartéis do narcotráfico têm uma aliança com o governo mexicano, ponto utilizado pela administração do presidente Donald Trump para explicar por que impôs as tarifas.

Trump disse que as tarifas contra o México se devem ao fracasso do país em impedir a entrada de fentanil nos Estados Unidos, bem como ao que ele descreve como uma migração descontrolada.

Sheinbaum também elogiou o registro do seu governo desde que assumiu o cargo em outubro – apreendendo 20 milhões de doses do opióide sintético mortal fentanil, além de deter mais de 10.0000 indivíduos ligados ao tráfico de drogas.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
chuva fraca
22.8 ° C
22.8 °
22.8 °
90 %
1.6kmh
100 %
dom
23 °
seg
22 °
ter
23 °
qua
27 °
qui
25 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias