spot_img

Não somos favoritos, diz Marcelo Paz sobre o Fortaleza na Libertadores

Mais notícias

Após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Fortaleza confirmou sua presença na Libertadores de 2025. O Tricolor cearense terminou o Brasileirão na quarta posição, com 68 pontos, e se classificou para a fase de grupos.

No CNN Esportes S/A deste domingo (23), Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, declarou ter consciência de que a equipe não é favorita ao título e revelou as dificuldades de competir com orçamentos astronômicos na competição.

“Sonhar dá, sonhar é possível, é permitido, mas sempre com a razão, com o pé no chão e sabendo que futebol também tem uma lógica. Qual é a lógica do futebol? Quase e sempre, os maiores orçamentos são os que vencem”, disse Paz. “Não somos favoritos. Por exemplo, não somos favoritos na Série A, na Copa do Brasil, muito menos na Libertadores. Porém, já temos um lastro nessas competições que nos permite sonhar, que nos permite, quem sabe, com a conjuntura, poder brigar por um título”.

O Fortaleza fará sua terceira participação na Libertadores, já que disputou a competição nos anos de 2022 e 2023, sendo um dos times nordestinos com mais participações. Além do Leão do Pici, Bahia, Corinthians, Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo são os representantes brasileiros no torneio.

Diferença de receitas

Além dos bons resultados dentro de campo, o Fortaleza também tem se destacado fora dele. Um estudo realizado ano passado pela Sports Value, empresa de marketing esportivo, apontou que o Fortaleza é o segundo clube com maior evolução do Brasil nos últimos quatro anos, com crescimento de 150%.

Apesar da evolução, a realidade da equipe cearense é distante de outros times, como Flamengo e Palmeiras, que bateram R$ 1 bilhão em receitas no ano passado.

“É um grande desafio, é um cuidado permanente do equilíbrio nas finanças, porque, à medida que você cresce esportivamente, o torcedor cobra mais. A gente tem também no futebol brasileiro grandes concorrentes que estão com uma grande força de capital”, comentou. “Tudo isso dificulta a gente que tem um orçamento um pouco mais limitado, concorre em alto nível com quem tem de fato muito mais dinheiro. Mas não podemos sair do equilíbrio, não podemos dar um passo maior do que a perna, não podemos fazer algo que não vá ser sustentável, porque a conta sempre chega”.

Segundo Marcelo Paz, o orçamento do Fortaleza previsto para 2025 é de R$ 370 milhões. O CEO aposta na gestão do clube para brilhar na Libertadores.

“Continuamos sem dívida. O Fortaleza é um clube muito equacionável. Todos os estudos de bancos e de consultorias que atuam no futebol vêem isso no nosso balanço […] a gente tem que ser eficiente. Eficiência é fazer mais com menos e melhor. Esse é um conselho da administração. Então, quais são as nossas valências? Não é o dinheiro. É comissão técnica há muito tempo no clube, entrosamento, time competitivo, a Arena Castelão, principalmente numa competição como a Libertadores, que tem muitos jogos de mata-mata. Então a gente tem que usar as nossas estratégias e as nossas ferramentas, que não é ter o maior orçamento. A gente tem que ser bom em outras coisas”, finalizou.

CNN Esportes S/A

Com Marcelo Paz, o CNN Esportes S/A chega à 83ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.


Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
23.8 ° C
23.8 °
23.8 °
76 %
2kmh
97 %
sáb
31 °
dom
31 °
seg
31 °
ter
30 °
qua
23 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias