spot_img

Waack: A aposta de Lula na reciclagem de velhas ideias

Mais notícias

Na busca da popularidade perdida, Lula dedica-se a explorar o baú das ideias velhas. Fomentar a indústria naval. Baratear gás e remédios. Por mais dinheiro em circulação via saques do FGTS.

Tá feia a coisa com a inflação de alimentos? Vamos conversar sobre impostos de exportação para carnes, açúcar, ovos. Falta vitrine num setor sensível? Demita-se a ministra da Saúde.

O problema para Lula 3 é que a popularidade não dá sinais de recuperação. Enquanto, um a um, vários setores vão se irritando.

O ministro da Agricultura ameaça sair se vierem com essa de taxar exportações de alimentos. O Centrão está berrando que Lula enrola e não dá cargos. A própria equipe econômica parece preocupada com um incentivo à demanda no momento em que o Brasil tem problemas fiscais junto de inflação desancorada.

Traduzo: não tem espaço fiscal para gastar mais. Enquanto nem a esperada desaceleração da economia e os juros altíssimos parecem segurar a inflação.

Nesse cenário complicado, o Congresso Nacional comemora R$ 50 bilhões em emendas. E vai tratando em banho-maria tanto o orçamento — que tinha de ter sido votado no ano passado — quanto as tais 25 prioridades econômicas do ministro da Fazenda.

Popularidade em declínio e Congresso se fortalecendo tornam muito mais difícil montar apoios para as eleições de 2026. E não é por falta de novas ideias. Ainda que existissem, como é que iriam superar a fadiga de material?

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
20.3 ° C
20.3 °
20.3 °
86 %
1.8kmh
97 %
qua
31 °
qui
31 °
sex
32 °
sáb
33 °
dom
26 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias