O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou, nesta terça-feira (26), que já definiu o nome do próximo ministro que vai comandar a articulação do governo, na Secretaria de Relações Institucionais.
O petista, porém, não revelou quem foi o escolhido, porque disse que ainda nem conversou com o futuro ministro. Segundo Lula, “tudo vai acontecer no tempo certo”.
“Já está escolhido, mas eu não contei para vocês ainda. Eu vou contar quando falar com a pessoa pessoalmente. Não vou indicar a pessoa sem ter falado”, disse Lula em entrevista coletiva durante cerimônia do programa Pé-de-Meia na agência da Caixa Econômica Federal do Palácio do Planalto.
Alexandre Padilha irá deixar as Relações Institucionais e assumirá o Ministério da Saúde.
Agora, dois nomes são os principais cotados pelo presidente para a articulação com o Legislativo: o atual líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR).
Conforme apurou a CNN, Guimarães é o preferido do presidente para o cargo. Próximo de Lula desde 1989, o deputado também é bem-visto por partidos de centro, tendo participado de importantes articulações para a aprovação de projetos de interesse do Palácio do Planalto ao longo do ano passado.
Gleisi, que também foi apontada internamente pelo próprio presidente como uma opção para o cargo, é parceira de Lula há muitos anos, tendo sido responsável pela liderança da campanha “Lula livre” enquanto o petista esteve preso.
Porém, ela é vista por partidos de centro como um nome um tanto “combativo”, o que pode desagradar algumas siglas.
De forma a tentar reverter a queda de popularidade do governo petista, Lula também avalia a possibilidade de entregar o cargo a um partido de centro.
No Congresso Nacional, a preferência do grupo para assumir a SRI é pelo líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL). O parlamentar alagoano tem apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br