O governo de Donald Trump deu à cidade de Nova York um prazo de 21 de março para encerrar o programa de precificação de congestionamento iniciado no mês passado. O prazo foi estabelecido em uma carta publicada na quarta-feira (26)
A política visava reduzir o tráfego no distrito comercial central de Manhattan e arrecadar dinheiro para atualizar os antigos sistemas de metrô e ônibus.
O Departamento de Transporte dos EUA rescindiu na semana passada a aprovação federal do programa que havia sido dada pelo antecessor democrata, Joe Biden.
A Metropolitan Transportation Authority (MTA) e uma autoridade de pontes de Nova York entraram com uma ação para bloquear a ação do governo.
A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, do partido democrata, se encontrou com Trump na sexta-feira (21) em Washington para tentar defender a preservação do programa.
A MTA disse em declaração que “nossa posição é clara: esta não é uma ordem legal. Já entramos com uma ação judicial e agora cabe aos tribunais decidir.”
A Administração Federal de Rodovias estabeleceu o prazo, conforme a carta, para dar tempo “para encerrar as operações” de forma ordenada.
A MTA disse na segunda-feira (24) que em janeiro arrecadou US$ 48,6 milhões com US$ 11,1 milhões em despesas e receita operacional líquida de US$ 37,5 milhões sob o programa.
Cobrados por meio de leitores eletrônicos de placas, os carros particulares pagam uma vez por dia, independentemente de quantas viagens fazem para o distrito comercial central.
Sob o programa, a maioria dos veículos de passageiros é cobrada em US$ 9 durante os períodos de pico para entrar em Manhattan ao sul da 60th Street. Caminhões e ônibus pagam até US$ 21,60. A taxa é reduzida em 75% à noite.
A MTA, que emitiu US$ 900 milhões em dívida para os custos de infraestrutura do sistema de congestionamento e projetos de capital, projetou na segunda-feira que está a caminho de levantar US$ 500 milhões em receita líquida no primeiro ano sob o programa.
Hochul disse anteriormente que os fundos levantados sustentariam US$ 15 bilhões em financiamento de dívida para melhorias de capital de transporte de massa.
Antes da taxa, Nova York disse que mais de 700 mil veículos entravam no distrito comercial central de Manhattan diariamente, reduzindo o tráfego para cerca de 11 quilômetros por hora em média, o que é 23% mais lento do que em 2010.
Algumas outras cidades implementaram sistemas de precificação de congestionamento. Londres, que começou seu sistema em 2003, agora cobra 15 libras (US$ 18,70). Cingapura e Suécia também têm planos de precificação de congestionamento.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br