Objetivo é formar 30 mil profissionais
Publicado em 05/01/2024 – 08:30 Por Solimar Luz – repórter da Rádio Nacional – Rio de Janeiro
06Em um planeta cada vez mais conectado, tem crescido a procura por profissionais capazes de tornar o mundo virtual mais seguro e confiável.
Para atender a demanda, o programa Hackers do Bem, está com inscrições abertas para curso de formação na área de segurança de dados. Objetivo é formar 30 mil profissionais, até 2025.
A iniciativa é uma parceria da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa com o Senai-SP, e conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, explica que o mercado apresenta um déficit de profissionais na área e as empresas buscam novos talentos, que possam atender à demanda. São mais de 300 mil vagas, no Brasil, que não são preenchidas por falta de formados em cibersegurança.
Além de capacitar profissionais para o mercado, o programa pretende construir um hub nacional de cibersegurança, a fim de promover o avanço do setor no Brasil.
“A ideia desse hub é atrair empresas, governo, startup, pesquisadores e os próprios hackers do bem. As empresas vão ter acesso a esses profissionais, vão saber quem é que se formou e como foram no programa e poderem, então, contratá-los”, destaca Iara.
O programa tem como público-alvo estudantes de ensino técnico, médio e superior, profissionais de tecnologia que buscam especialização e ainda os que procuram migrar de área. Os interessados devem se inscrever pelo site hackersdobem.org.br.
Durante a capacitação, os alunos terão acesso a aulas ao vivo, exercícios teóricos e práticos
Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula