A Rússia lançou um ataque noturno com drones na região ucraniana de Mykolaiv, e também atingiu Kryvyi Rih no que autoridades ucranianas disseram nesta quarta-feira (26) ser o maior ataque de drones da guerra na cidade.
Os Estados Unidos chegaram a acordos separados na terça-feira (25) com a Ucrânia e a Rússia para interromper os ataques sobre o Mar Negro e contra os alvos de energia um do outro, mas não estava claro quando e como os acordos entrariam em vigor.
O prefeito de Mykolaiv declarou que houve quedas de energia de emergência na manhã desta quarta-feira na cidade, após um relatório do governador da região de que sete drones foram destruídos durante a noite.
Não ficou imediatamente claro se os cortes de energia foram por precaução ou resultado do ataque noturno a Mykolaiv.
Moscou também atacou a cidade central ucraniana de Kryvyi Rih, provocando incêndios e danificando prédios, mas não causando mortes, relatou o chefe da administração militar da cidade.
O Exército ucraniano afirmou que suas unidades de defesa aérea abateram 56 dos 117 drones lançados pela Rússia no ataque noturno. Ele apontou que 48 drones foram perdidos, referindo-se ao redirecionamento dos dispositivos.
“Aparentemente, é assim que os ocupantes ‘querem paz’”, escreveu Oleksandr Vilkul, chefe da administração militar, no aplicativo de mensagens Telegram, descrevendo-o como o maior ataque de drones da guerra na cidade. “Mais importante, não houve mortes ou feridos.”
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatórios de Mykolaiv e Kryvyi Rih. O tamanho do ataque a Kryvyi Rih e o que foi alvejado lá não ficaram imediatamente claros.
Vilkul relatou pelo menos 15 explosões em Kryvyi Rih, cidade natal do presidente Volodymyr Zelensky e um alvo frequente de ataques russos.
Não houve comentários imediatos da Rússia, mas o ministério da defesa russo afirmou que unidades de defesa aérea destruíram nove drones ucranianos durante a noite, incluindo dois sobre as águas do Mar Negro.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br