A Marinha de Portugal, em uma ação conjunta com a Força Aérea e a Polícia Judiciária do país, prendeu três brasileiros, um espanhol e um colombiano que estavam a bordo de um submersível que transportava cerca de 6,5 toneladas de cocaína no arquipélago de Açores, segundo a Defesa Nacional portuguesa.
A Marinha, a Força Aérea Portuguesa e a Polícia Judiciária intercetaram um semi-submersível que se aproximava dos Açores, com destino à Península Ibérica.
O navio transportava cerca de 6,5 toneladas de cocaína.
Cinco pessoas foram detidas e a carga apreendida. pic.twitter.com/b9oyRom3Am— Defesa Nacional (@defesa_pt) March 25, 2025
A embarcação, que pertence a uma rede de tráfico, saiu da América do Sul em direção a Europa, a apreensão foi uma das maiores já feitas pelo país.
O uso de submersíveis para transporte da droga já é habitual em termos de grandes redes de tráfico internacional, mas é a primeira vez que as autoridades portuguesas apreendem esse tipo de submersível no oceano Atlântico.
A embarcação foi rebocada de volta a costa e os suspeitos de tráfico foram detidos.
Chamada de “Nautilus”, a operação que realizou a apreensão, contou com a participação da Guarda Civil de Espanha e de autoridades dos EUA e do Reino Unido.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br