spot_img

Plantas ajudam a dormir melhor? Entenda a atuação e saiba quais comprar

Mais notícias

As plantas podem ser excelentes aliadas para quem deseja dormir melhor, conforme explica à CNN Cláudia Moreno, doutora em saúde pública pela Universidade de São Paulo, que tem o sono como objeto de estudo há mais de 30 anos.

Segundo a pesquisadora, espécies como lavanda, espada-de-são-jorge, camomila e aloe vera são capazes de ajudar a reduzir o estresse e, por consequência, melhorar a qualidade do sono. Ela cita, por exemplo, estudos que indicam que esse relaxamento é ainda mais significativo para a parcela idosa da população.

“A aloe vera tem um cheiro mais mentolado, que é agradável para muitas pessoas. Já a lavanda tem um pouco mais de perfume, o que para outras pessoas é mais agradável. Tanto uma quanto a outra, como camomila, promovem esse relaxamento”, afirmou.

Moreno defende que seja incentivada a pesquisa científica sobre o tema, para que sejam explorados os impactos de diferentes plantas no sono de diferentes grupos populacionais.

“É preciso que mais estudos sejam realizados para mostrar se determinada planta favorece o sono em autistas, especificamente. Mas a gente sabe que, de uma maneira geral, para a população, essas plantas melhoram a qualidade do sono, especialmente no caso de idosos.”

Quais plantas não devem ser colocadas no quarto?

O efeito das plantas, inclusive, pode variar de pessoa para pessoa, diz a especialista. A lavanda pode causar níveis diferentes de relaxamento, por exemplo. O recomendado é testar e encontrar quais se encaixar melhorar dentro da sua rotina de sono.

“Uma pessoa dorme muito bem com essas plantas que eu comentei — lavanda, espada-de-são-jorge, aloe vera — e outra pessoa não”, explica.

Morena alerta ainda para a possibilidade de as pessoas terem algum tipo de alergia a uma planta específica ou às plantas em geral. Segundo ela, algumas espécies podem, inclusive, conter substâncias utilizadas na composição de inseticidas.

“Algumas plantas têm esses piretroides são substâncias que elas são muito utilizadas, inclusive na composição de inseticidas. Essas substâncias podem causar alguma alergia”, declara a pesquisadora.

“É importante que as pessoas que tenham alergia, que têm uma propensão a reações alérgicas, a substâncias alergênicas, não usem plantas no quarto. Elas devem pensar assim: bom, se eu sou alérgica a tudo, é melhor eu não ter planta no quarto”, defendeu.

Interesse pelo sono cresceu nos últimos anos

Segundo Claudia Moreno, essa preocupação com as plantas no quarto é um reflexo de uma preocupação maior com o sono. Ela defende que, nos últimos anos, “as pessoas entenderam a importância de dormir”.

“Você até sobrevive sem fazer atividade física. Se você passar a vida sem ir numa academia, só andando, normalmente você sobrevive. Agora, você não sobrevive sem dormir. A gente fala tanto de atividade física e da importância da atividade física, como é que a gente não pode dar importância para o sono. O sono é comportamento, é uma necessidade fisiológica”, afirmou.

Confira aqui algumas dicas para ter uma boa higiene do sono.

Veja como adaptar a rotina para dormir melhor

Falta de sono faz você se sentir mais velho, diz estudo

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
céu pouco nublado
28.9 ° C
28.9 °
28.9 °
58 %
2.1kmh
20 %
qua
32 °
qui
32 °
sex
30 °
sáb
23 °
dom
17 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias