spot_img

Tebet faz périplo por documento para planejamento de longo prazo

Mais notícias

A ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet, realiza um périplo por capitais brasileiras a fim de estabelecer um documento para planejamento de longo prazo.

A ideia é criar uma estratégia nacional para o período entre 2025 e 2050, e a parada mais recente foi a cidade de São Paulo.

O Brasil hoje conta com três peças de planejamento: a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA).

Enquanto as duas primeiras são anuais e consistem em documentos para o curto prazo, a segunda, que planeja quatro anos no futuro, olha para o médio prazo.

Antes da capital paulista, a ministra passou por Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). Tebet irá a todas as regiões, mas não a todos os estados, segundo apuração da CNN.

A partir da participação na confecção de quadros de diversos partidos e setores da economia, Tebet espera que o documento se estabeleça como uma peça “de Estado” para o longo prazo.

Alterações pontuais poderiam ser realizadas, mas a “espinha dorsal” seria mantida independentemente do governo.

Ainda não estão claros os gatilhos a serem propostos pela equipe do MPO para que o documento não se torne uma “peça de ficção”.

Esta é uma crítica que especialistas direcionam ao PPA — e até ao Orçamento anual — já que suas diretrizes não são seguidas à risca pelos governos.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
21.3 ° C
21.3 °
21.3 °
90 %
0.9kmh
91 %
qui
31 °
sex
28 °
sáb
25 °
dom
25 °
seg
27 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias