Emerson da Silva dos Santos (Professor Emerson)
Esse é o tema da Campanha da Fraternidade 2024, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, aconteceu nesse domingo 28 de Janeiro, na Paróquia de São Miguel o Encontro de Formação para preparar os agentes e as equipes que desenvolverão o tema em suas Paróquias.
O nosso amigo Padre Danilo Nobre Dos Santos que conduziu essa formação com o irmão Júnior da Catedral de São Bento, onde foram apresentados a metodologia da Campanha que é o VER, ILUMINAR e AGIR.
Esse tema da AMIZADE SOCIAL, nada mais é do que reconhecermos as diversidades em nossas Comunidades e somarmos esses carismas para o bem comum.
Principalmente no que se refere em auxiliar aqueles que mais sofrem e estão marginalizados em nossa sociedade, principalmente hoje pela cultura do descarte tão presente em tempos atuais.
Participei com os irmãos e irmãs da Paróquia Fátima Jóquei onde pudemos refletir sobre a importância do diálogo, do trabalho em comunidade para a transformação da realidade atual, muitas vezes baseadas em Fake News, preconceitos e intolerância.
A Campanha da Fraternidade desse ano é um convite para praticarmos uma escuta ativa, um ouvir amoroso para que juntos possamos somar forças e construirmos o reino de Deus no meio de nós nessa Terra.
A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
O desafio e as sementes foram lançadas, agora vamos juntos caminhar em comunidade para superar as barreiras e construirmos uma sociedade mais humana e Fraternidade.
*Emerson da Silva dos Santos, Professor Doutor em Psicologia da Educação, Especialista em Transtorno do Espectro Autista, Coordenador Diocesano da Comunidade Eclesial de Base (CEBs) na região de Marilia, Professor de Matemática e Ciências na rede particular