Negócios já contam com planejamento estratégico para atuar no local
De acordo com o estudo “Classes de Renda e Consumo no Brasil: 2023-2033”, da Tendências Consultoria, a região Norte apresenta a maior expansão na massa de renda total dos domicílios brasileiros. Com expectativa de aumento de 4,6% entre 2023 e 2027, a porção territorial se consolida como polo atrativo para instauração de negócios.
“O Norte já vem estabelecendo um espaço adequado para desenvolvimento de mercado já anos. Com impulsos da administração pública, a área tem tudo para ser um ponto focal de expansão econômica”, explica Vitor Hugo de Oliveira, CEO da Acuidar, maior franquia de cuidadores especializados do país. O profissional adquiriu expertise no setor de franchising a partir de 2020, fator que fez com que seu negócio despontasse em 145% no número de unidades em 2023.
A concessão de rodovias e portos, bem como a ausência da atuação de determinados setores, foram fatores que direcionaram olhares analíticos ao local. “Contamos com mais de 100 inaugurações no ano passado, e notamos um certo recuo em relação ao Norte. Porém, o panorama mudou no segundo semestre, quando começamos a estudar as razões”, esclarece Vitor. O especialista evidencia que havia muito o que explorar no local, uma vez que diversos nichos de negócios, não possuem presença massiva no território.
A partir dessa análise, a franquia estruturou um projeto de investimento para 2024, com foco no Norte. O objetivo é expandir o setor de saúde e bem-estar no local e, por consequência, atrair outros negócios advindos.
“A economia prateada, por si só, já envolve diversos serviços. Acreditamos no potencial da região e enxergamos uma ascensão considerável no faturamento local para 2024”, conclui Vitor.