O Corinthians decidiu pela demissão do técnico Ramón Díaz, nesta quinta-feira (17), um dia depois da derrota por 2 a 0 para o Fluminense, na Neo Química Arena, pela quarta rodada do Brasileirão.
A saída do treinador argentino e de sua comissão técnica, incluindo o filho e auxiliar Emiliano Díaz, foi definida após reunião com a cúpula do futebol corintiano.
“O Corinthians, por meio do seu executivo de futebol Fabinho Soldado, não fez contato com nenhum outro treinador antes da decisão pela saída de Ramón Díaz”, diz a nota oficial do clube.
O treino desta sexta-feira (18) será comandado por Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Corinthians.
O trabalho durou nove meses. O treinador levou o Corinthians ao título do Paulistão 2025 e ajudou na arrancada que levou o time da zona de rebaixamento à vaga na fase preliminar da Libertadores, no Brasileirão de 2024.
No entanto, o Timão não conseguiu a vaga na fase de grupos do torneio continental, sendo eliminado pelo Barcelona de Guayaquil com dura derrota no Equador, e começou mal tanto o Brasileirão quanto a Sul-Americana.
Quatro tropeços em cinco partidas
A família Díaz, que já havia balançado no cargo em outras oportunidades, não resistiu a uma sequência de quatro tropeços em cinco partidas:
- Corinthians 1 x 2 Huracán – Sul-Americana
- América de Cali 1 x 1 Corinthians – Sul-Americana
- Palmeiras 2 x 0 Corinthians – Brasileirão
- Corinthians 0 x 2 Fluminense – Brasileirão
Nesse intervalo, o Corinthians venceu apenas o Vasco, entre os dois jogos da Sul-Americana, mas o time carioca entrou em campo praticamente apenas com reservas.
Crises recentes dos Díaz no Corinthians
É a terceira vez que Díaz balança desde que desembarcou em São Paulo. A primeira aconteceu em outubro, após eliminação na semifinal da Copa Sul-Americana para o Racing — competição que seria vencida pelo clube de Avellaneda em decisão contra o Cruzeiro.
A segunda foi há pouco mais de um mês. Em março, os alvinegros foram eliminados pelo Barcelona de Guayaquil na terceira fase da Libertadores e acabaram indo para a Sul-Americana. Pouco dias depois, o título paulista sobre o Palmeiras atenuou as críticas ao trabalho.
No entanto, desde então, os resultados voltaram a decepcionar.
Dorival Júnior surge como opção
O Corinthians já tem um nome preferido para assumir o cargo deixado por Ramón Díaz: Dorival Júnior.
Com passagem vitoriosa recentemente por Flamengo e São Paulo, o treinador foi demitido da Seleção Brasileira há menos de um mês e tem menos resistência na diretoria.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br