A Casa Branca afirmou nas redes sociais, nesta sexta-feira (18), que Kilmar Abrego Garcia não está e “nunca” retornará aos Estados Unidos.
A conta oficial da Casa Branca na rede social X publicou uma captura de tela editada de um artigo do jornal The New York Times sobre o encontro do senador democrata Chris Van Hollen com Abrego Garcia em El Salvador, riscando a manchete original para que ficasse assim: “Senador se encontra com estrangeiro ilegal deportado via MS-13 em El Salvador que nunca mais voltará”.
“Consertei para você, @NYTimes. Ah, e a propósito, @ChrisVanHollen — ele NÃO vai voltar”, escreveu.
Fixed it for you, @NYTimes.
Oh, and by the way, @ChrisVanHollen — he’s NOT coming back. pic.twitter.com/VoAphh2ZPY
— The White House (@WhiteHouse) April 18, 2025
Embora Abrego Garcia não estivesse legalmente nos EUA antes de sua deportação, uma ordem judicial de 2019 determinou que ele não poderia ser devolvido a El Salvador, e o governo Trump admitiu em documentos judiciais que ele foi deportado para lá devido a um erro administrativo.
Um juiz federal decidiu que a administração americana deve “facilitar” o retorno de Abrego Garcia do CECOT, mega-prisão em salvadorenha, e a Suprema Corte endossou amplamente essa ordem.
Nos últimos dias, porém, autoridades do governo Trump negaram que ele tenha sido deportado por engano e alegaram que ele é membro da gangue MS-13.
Os advogados de Abrego Garcia contestam essa alegação, e pelo menos um juiz federal manifestou ceticismo em relação a ela.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br