Max Verstappen optou por conter suas palavras em vez de expressar sua opinião após uma decisão controversa que lhe custou a vitória no Grande Prêmio da Arábia Saudita no domingo.
O tetracampeão mundial terminou em segundo lugar, atrás do piloto australiano Oscar Piastri, após receber uma penalidade de cinco segundos por sair da pista durante um dramático incidente na primeira curva.
Verstappen havia largado na pole, mas Piastri teve uma largada muito melhor e estava à frente na aproximação da primeira curva. Enquanto os dois disputavam a liderança, Verstappen cortou uma chicane, o que os comissários de prova consideraram ter lhe dado uma vantagem injusta.
O piloto da Red Bull, que deu uma resposta sarcástica pelo rádio quando informado sobre a punição durante a corrida, estava visivelmente frustrado, mas disse que não queria comentar sobre o incidente devido às novas regras introduzidas pela entidade reguladora do esporte, que busca impedir que os pilotos critiquem a organização.
“O problema é que não posso compartilhar minha opinião sobre isso porque posso ser penalizado”, disse Verstappen aos repórteres. “Então é melhor não falar sobre isso. Acho que é melhor não comentar. Qualquer coisa que eu diga ou tente dizer sobre isso pode me trazer problemas.”
Quando questionado se estava frustrado por ter que se manter calado sobre tais questões, Verstappen disse que “é apenas o mundo em que vivemos”.
Ele acrescentou: “Você não pode compartilhar totalmente sua opinião porque não é apreciado, aparentemente, ou as pessoas não conseguem lidar com a verdade completa. Para mim, honestamente, é melhor se eu não precisar dizer muito, também economiza meu tempo porque já temos que fazer tanto. É honestamente assim que tudo está se tornando. Todo mundo é super sensível sobre tudo. E então, claro, com o que temos atualmente, não podemos ser críticos de qualquer maneira. Então, tudo bem, menos conversa, ainda melhor para mim.”
Código de conduta
Verstappen se referia ao mais recente Código Esportivo da FIA, que inclui uma nova regra proibindo: “Quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado dano moral ou prejuízo à FIA.”
Os pilotos podem ser multados em 10.000 euros pela primeira infração, mas podem ser suspensos por um mês e perder pontos no campeonato por violações repetidas da nova regra.
Enquanto Verstappen se conteve, o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, disse que a decisão foi “difícil” de aceitar. “Não sei para onde Max deveria ir naquela primeira curva”, disse ele à Sky Sports.
Fórmula 1 mira expansão no mercado de apostas para aumentar receitas
A FIA publicou suas razões para penalizar Verstappen em seu site, afirmando que ele “deixou a pista e ganhou uma vantagem duradoura que não foi devolvida”.
Acrescentou: “Normalmente, a penalidade base por deixar a pista e ganhar uma vantagem duradoura é de 10 segundos. No entanto, dado que este foi um incidente na primeira volta e primeira curva, consideramos isso uma circunstância atenuante e impusemos uma penalidade de 5 segundos.”
É o mais recente revés em uma temporada até agora turbulenta para a Red Bull e Verstappen – com o piloto tendo que descartar rumores de que poderia deixar a equipe.
O piloto de 27 anos tem sido abertamente crítico ao desempenho do carro nas últimas semanas, mas ficou pelo menos animado com uma melhora distinta na Arábia Saudita, que o permitiu competir com seus rivais.
Verstappen, no entanto, ainda está em terceiro no campeonato, dois pontos atrás de Lando Norris e 12 atrás do atual líder Piastri.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br