spot_img
spot_img

Relembre encontros de autoridades brasileiras com o papa Francisco

Mais notícias

O pontificado do papa Francisco foi marcado por diversas reuniões e tratativas com várias autoridades brasileiras. Durante esse período, o pontífice recebeu presidentes, ministros, governadores e outras figuras públicas em encontros para discutir diversos assuntos. 

Nessas reuniões com as autoridades brasileiras, foram tratados temas em relação ao combate à fome, mudanças climáticas, desigualdade social e direitos dos povos indígenas, entre outros.

Uma das visitas mais recentes de um brasileiro ao pontífice foi a da primeira-dama Janja da Silva, no dia 12 de fevereiro. Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Janja afirmou ter ficado “muito emocionada” ao encontrar Francisco.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o papa Francisco em pelo menos duas ocasiões. Em junho de 2023, Lula visitou o Vaticano e discutiu com o pontífice temas como fome, meio ambiente, Mercosul e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Janja também esteve presente e entregou ao papa uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de reforçar um convite para que ele participasse do Círio de Nazaré, em Belém.

Já em junho de 2024, Lula e Francisco se encontraram novamente durante a cúpula do G7, na Itália. O papa tornou-se o primeiro líder da Igreja Católica a discursar no evento, alertando sobre os riscos da inteligência artificial.

Lula e Francisco aproveitaram a ida ao evento para realizar um encontro entre os dois. Na conversa, ambos voltaram a tratar de temas como fome e desigualdade social.

Janja Lula da Silva, Luiz Inácio Lula da Silva e o Papa Francisco • Ricardo Stuckert

Dilma, Temer e Bolsonaro

A primeira autoridade brasileira a visitar o papa Francisco foi a ex-presidente Dilma Rousseff, que participou da primeira missa do pontífice, em março de 2013. 

Presidenta Dilma Rousseff durante encontro o papa Francisco, no Palácio Apostólico • 20/03/2013 – Roberto Stuckert Filho/PR

Em abril de 2024, Dilma voltou a se reunir com Francisco, já como presidente do Banco dos BRICS. Durante o encontro, o papa afirmou que era um prazer revê-la, e Dilma pareceu visivelmente emocionada no encontro.

Papa e Dilma Rousseff no Vaticano • Vatican Media

Segundo o Itamaraty, em abril de 2014, Michel Temer, então vice-presidente, e Renan Calheiros, que presidia o Congresso, representaram o Brasil na missa de canonização do Padre José de Anchieta, dirigida por Francisco no Vaticano.

Papa Francisco e o ex-presidente Michel Temer • Divulgação/Anderson Riedel

O ex-presidente Jair Bolsonaro não possui registros de encontros com o papa. No entanto, sua esposa, Michelle Bolsonaro, participou de uma reunião entre Francisco e primeiras-damas latino-americanas, acompanhada da então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Em outubro de 2019, Bolsonaro foi convidado para a canonização de Irmã Dulce, mas alegou compromissos de agenda e enviou o vice-presidente Hamilton Mourão para representá-lo na cerimônia que foi presidida pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O Papa Francisco cumprimenta o então vice-presidente general Hamilton Mourão e sua esposa, Paula Mourão, no Vaticano • Reprodução/X

Ministros

Ao longo dos últimos anos, diversos ministros de Estado do governo Lula tiveram a oportunidade de se reunir com o papa Francisco.

Em 18 de setembro de 2024, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou de uma audiência pública no Vaticano, onde foi recebida pelo pontífice.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o papa Francisco • Luciele Oliveira/MinC

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve uma audiência particular com Francisco em junho de 2024. Na ocasião, ele solicitou o apoio do papa à proposta brasileira de taxação de multimilionários como forma de financiar ações contra as mudanças climáticas e a fome no mundo.

Fernando Haddad e o papa Francisco • Vatican Media

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, também esteve no Vaticano em março de 2024 para a abertura de um encontro entre indígenas e religiosos de diversas regiões. Ela aproveitou a oportunidade para conversar com o pontífice sobre a defesa dos povos originários e a preservação da Amazônia.

Sonia Guajajara e o papa Francisco • Divulgação/Vaticano

Em maio do ano passado, foi a vez do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reunir com Francisco. No encontro, Silveira apresentou ao papa as iniciativas do Brasil para uma transição energética mais sustentável e inclusiva.

Alexandre Silveira e o papa Francisco • Vatican Media

Além disso, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, encontrou-se com Francisco ainda em 2015, quando presidia o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante uma viagem oficial à Itália, Lewandowski incluiu uma audiência privada com o pontífice em sua agenda.

Ricardo Lewandowski e o papa Francisco • L’osservatore Romano

Outras autoridades

Além dos ministros, outras autoridades brasileiras também tiveram encontros com o papa Francisco ao longo dos anos.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi recebido pelo pontífice e aproveitou a ocasião para convidá-lo a conhecer Brasília.

Ibaneis Rocha e o papa Francisco • Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também visitou o Vaticano, acompanhado da primeira-dama do estado, Maria Virginia Casagrande. Durante a audiência, que durou cerca de 30 minutos, ele presenteou o papa com uma obra de arte representando São José de Anchieta, canonizado pelo próprio Francisco.

Renato Casagrande e o papa Francisco • Divulgação/Vatican Media

Em junho de 2022, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), encontrou-se com o papa na Praça São Pedro. Durante a visita, ele apresentou ao pontífice os programas do estado voltados para a terceira idade e destacou o papel das Santas Casas de Misericórdia no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Ratinho Jr. e o papa Francisco • Divulgação/Vatican Media

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
83 %
2.4kmh
100 %
ter
28 °
qua
30 °
qui
28 °
sex
24 °
sáb
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias