O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, planeja ir no funeral do papa Francisco, segundo informações de uma fonte do gabinete presidencial divulgadas nesta terça-feira (22). A notícia surge após a confirmação da presença de outros líderes mundiais, como o presidente dos EUA, Donald Trump.
A presença de Zelenskiy no funeral é mais um elemento que destaca a importância do evento global e a relação entre a Ucrânia e o Vaticano. O papa Francisco se manifestou diversas vezes sobre o conflito na Ucrânia durante o pontificado.
Em último discurso, Francisco pediu fim das guerras em Gaza e na Ucrânia. O discurso foi realizado horas antes da morte do pontífice, que foi confirmada pelo Vaticano na manhã desta segunda-feira (21).
Papa Francisco “rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos”, diz Zelensky
Cerimônia com líderes globais em Roma
A possibilidade da presença do presidente ucraniano se junta à de outros líderes que prestarão suas últimas homenagens ao papa Francisco. Ainda não foram divulgados detalhes sobre a logística da visita de Zelenskiy a Roma.
Diversos líderes mundiais confirmaram presença no funeral, entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira (21) a ida do presidente ao funeral do papa Francisco. A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhará o presidente.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu em sua rede social, Truth Social que ele, e a primeira-dama Melania Trump, também irão para Roma, participar do funeral de Francisco.
Morte do papa
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro líder latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito do pontífice de 88 anos.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nessa segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã dessa segunda-feira.
*Com informações da Reuters
Fonte: www.cnnbrasil.com.br