O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou, nesta terça-feira (22), a demora da Igreja Católica para escolher um papa-latino americano. A fala do chefe do Executivo aconteceu durante evento com a presença do presidente do Chile, Gabriel Boric.
Argentino, o papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21), foi o primeiro religioso da América Latina a assumir o cargo mais alto da Igreja Católica.
“Quantos anos tem a Igreja Católica? Dois mil anos, Boric. E pela primeira vez teve um papa latino-americano? Na região mais católica do mundo. Alguma coisa está errada”, disse o petista.
Durante o discurso, Lula reclamou do pouco espaço ocupado por países da África e da América Latina em organizações de poder. “Essas instituições não foram feitas para nós, foram feitas para os países colonizadores”, disse.
Morte do papa Francisco
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado nesta segunda-feira do pontífice de 88 anos.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis. A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã desta segunda-feira.
*Sob supervisão de Douglas Porto
Fonte: www.cnnbrasil.com.br