spot_img
spot_img

Quem é o cardeal mais novo que pode se tornar papa

Mais notícias

O cardeal Mykola Bychok é o integrante mais jovem do Colégio de Cardeais, o grupo que vota no conclave e escolhe o próximo papa. Nascido em 13 de fevereiro de 1980, na Ucrânia, Bychok tem 45 anos. 

Ele é um dos 21 cardeais que o papa Francisco nomeou em outubro de 2024. Em dezembro do ano passado, aos 44 anos, Bychok foi proclamado cardeal pelo pontífice em uma cerimônia no Vaticano.

Em uma entrevista ao Vaticano na época, o cardeal recém-nomeado enfatizou o papel da Igreja no trabalho pela paz em meio às guerras ao redor do mundo, particularmente na Ucrânia.  Ele é um cardeal eleitor no conclave pela Austrália.

Quem é o cardeal?

O cardeal Mykola Bychok é bispo da Eparquia Ucraniana dos Santos Pedro e Paulo em Melbourne, na Austrália. Segundo o Vaticano, ele ingressou na Ordem Redentorista em julho de 1997 e realizou sua formação na Ucrânia e na Polônia, obtendo a licenciatura em Teologia Pastoral.

Em 17 de agosto de 2003, ele emitiu seus votos perpétuos e, em 3 de maio de 2005, foi ordenado sacerdote em Lviv, na Ucrânia.

Desde então, segundo informações do Vaticano, ele já exerceu os seguintes cargos:

  • Missionário na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Prokopyevsk, na Rússia.
  • Superior do Mosteiro de São José e pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Ivano-Frankivsk, Ucrânia.
  • Ecônomo da província redentorista de Lviv.

Em 2020, Bychok foi nomeado e consagrado bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne, para os católicos ucranianos na Austrália, Nova Zelândia e Oceania. Já em 7 de dezembro de 2024, ele foi criado e proclamado cardeal pelo papa Francisco.

Entenda melhor a hierarquia e os principais cargos e funções da Igreja Católica nesta matéria. 

Mas afinal, quem pode ser papa?

Tecnicamente, qualquer homem “católico romano” pode ser eleito papa. O especialista em Vaticano da CNN, John Allen, explica que qualquer pessoa elegível para ordenação ao sacerdócio católico – portanto, um homem solteiro – poderia ser eleito papa.

Apesar disso, desde 1379, o papa sempre é eleito entre os cardeais do Colégio de Cardeais, o grupo que vota no conclave, restrito também àqueles com menos de 80 anos.

Muitos dos cardeais são bispos e arcebispos nomeados pelo papa para auxiliar em questões religiosas. Alguns trabalham no Vaticano, mas a maioria está espalhada pelo mundo administrando dioceses ou arquidioceses.

Quando chega a hora do conclave, todo cardeal com menos de 80 anos viaja para Roma para participar da reunião, pois o voto é presencial.

Dos 135 integrantes do Colégio dos Cardeais com menos de 80 anos elegíveis para nomear o próximo pontífice, Francisco é responsável pela nomeação de 108 deles.

O conclave não deve começar antes de 15 dias, nem depois de 20 dias, após a morte do papa — isso significa que no caso do falecimento de Francisco, a expectativa é que ele deve ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio.  

Entenda melhor como funciona o processo de votação no conclave nesta matéria.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
18.2 ° C
18.2 °
18.2 °
99 %
0.4kmh
100 %
sex
25 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
21 °
ter
23 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias