spot_img
spot_img

China recua tarifas sobre semicondutores fabricados nos EUA, dizem agências

Mais notícias

A China supostamente reverteu discretamente as tarifas retaliatórias de 125% sobre semicondutores fabricados nos Estados Unidos, segundo detalhes fornecidos à CNN nesta sexta-feira (25) por três agências de importação no polo tecnológico de Shenzhen, no sul do país.

As isenções se aplicam a circuitos integrados, como microchips ou semicondutores, conforme as agências de importação. Elas souberam das isenções, que não foram anunciadas oficialmente, na quinta-feira (24).

Em 12 de abril, a China aumentou suas tarifas recíprocas para 125% para todos os produtos originários dos EUA, em resposta à decisão do presidente americano, Donald Trump, de elevar os impostos sobre produtos chineses para 145%.

Há meses, Pequim vem projetando força e confiança em sua capacidade de resistir a uma guerra comercial crescente com os EUA. Mas essas isenções sugerem que o país precisa reverter alguns impostos sobre itens cruciais que não pode fabricar internamente ou obter em outros lugares.

As autoridades chinesas não confirmaram as isenções publicamente. A Administração Geral das Alfândegas e a alfândega em Shenzhen afirmaram desconhecer as isenções.

A CNN entrou em contato com os ministérios do Comércio e das Relações Exteriores da China para obter comentários.

Chen Shaoling, gerente da Zhengnenliang Supply Chain, uma agência de importação, disse à CNN que descobriu na quinta-feira que as tarifas sobre oito tipos de circuitos integrados, abrangendo a maioria dos semicondutores, exceto chips de memória, haviam sido reduzidas a zero.

A descoberta foi feita durante um desembaraço aduaneiro de rotina para seus clientes, acrescentou.

“Só descobrimos depois de apresentarmos a declaração — sem isso, não teríamos conhecimento”, disse Chen.

A autoridade alfandegária local em Shenzhen parece ter notificado algumas empresas sobre a mudança.

“Ótimas notícias! Recebemos um novo aviso da Alfândega da China, informando que oito códigos tarifários relacionados a semicondutores/circuitos integrados estão agora isentos de tarifas adicionais sobre importações dos EUA”, escreveu a Shenzhen HJET Supply Chain em uma publicação em sua conta oficial nas redes sociais na quinta-feira.

“Isso significa que as importações originárias dos Estados Unidos sob esses códigos terão suas tarifas reduzidas a zero na entrada na China”, acrescentou a publicação.

Uma funcionária da empresa que atendeu uma ligação da CNN confirmou a nova política, dizendo que sua empresa foi notificada pela alfândega local também na quinta-feira.

A Taihang Semiconductor, empresa também sediada em Shenzhen que importa chips, informou à CNN que recebeu um aviso da alfândega, embora tenha se recusado a fornecer mais detalhes.

“É definitivamente uma coisa boa”, disse um funcionário quando contatado pela CNN.

A Caijing, uma revista de negócios chinesa, noticiou as isenções na sexta-feira, citando diversas empresas de tecnologia que importam semicondutores, incluindo uma sediada em Xangai. A reportagem foi removida cerca de três horas após sua publicação.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
18.1 ° C
18.1 °
18.1 °
98 %
0.6kmh
100 %
sex
21 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
22 °
ter
20 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias