O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou as medidas que seu governo tomou em seus primeiros 100 dias no cargo nesta terça-feira (29) em Michigan, destacando uma série de ações que visam retaliar contra seus inimigos políticos e atacar as chamadas políticas “conscientes” defendidas pela oposição.
Os comentários de Trump no condado de Macomb foram anunciados como um “Discurso de Conquista do 100º Dia no Cargo” nas diretrizes diárias da Casa Branca.
Entre as ações que o presidente destacou estava uma ação executiva assinada poucas horas após seu segundo mandato para conceder clemência às quase 1.600 pessoas acusadas no ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, a quem ele chamou de “prisioneiros políticos que foram gravemente maltratados”.
Ele também criticou o ex-presidente Joe Biden, zombando da aparência física de seu antecessor e comemorando uma medida para retirar as autorizações de segurança de Biden e integrantes de sua família e de ex-agentes de inteligência.
Para o primeiro comício de Trump desde que assumiu o cargo, ele também se ateve a promessas da campanha, criticando duramente o que chamou de “uma besteira ilegal, a chamada diversidade, equidade e inclusão“, no setor privado e no governo federal.
“E eu tornei a política oficial do governo dos Estados Unidos que existem apenas dois gêneros, masculino e feminino — e uma muito fácil, esta foi a mais fácil que eu tive, proibi os homens de competir em esportes femininos”, afirmou.
Além disso, ele disse que “ordenou a reintegração de patriotas expulsos de nossas forças armadas pela obrigatoriedade da vacina de Biden com pagamento integral retroativo”.
A reversão de Trump em relação às vacinas é uma mudança em relação ao seu primeiro mandato, quando seu governo acelerou o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid na “Operação Warp Speed”, em um esforço para conter a pandemia da Covid-19.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br