Christopher Lamb, correspondente da CNN Internacional no Vaticano, disse que, ao conhecer o papa Leão XIV, na época em que ainda era cardeal, se deparou com “uma pessoa muito atenciosa e muito ponderada”.
“Achei que hoje ele pareceu, sabe, radiante, de certa forma, e que recebeu a graça do ofício”, disse Lamb, logo após o novo papa fazer o primeiro discurso na sacada da Basílica de São Pedro nesta quinta-feira (8).
Lamb disse que Leão XIV pareceu pensar cuidadosamente nas palavras que diria e em qual seria a primeira mensagem passada ao mundo. Essa atitude se diferencia do papa Francisco, que “falava de forma mais improvisada”, pontuou o correspondente.
“Ele é mais alguém que quer se preparar antes de falar, mas o que ele diz tem um impacto muito forte”, completou Lamb.
Homenagem a Francisco e visão semelhante
Durante o primeiro discurso para os fiéis católicos, Leão XIV disse que enxerga a Igreja como aquela que “constrói pontes” e dialoga. Além disso, o pontífice também prestou uma homenagem ao falecido papa Francisco, incentivando os fiéis a lembrarem o legado do seu antecessor.
“Guardemos em nossos ouvidos a voz débil do papa Francisco que abençoa Roma. O papa que abençoou Roma deu sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã de Páscoa”, disse Leão XIV, se referindo ao dia do falecimento de Francisco, em 21 de abril.
“Permitam-me dar continuidade a essa bênção. Deus nos ama. Deus ama a todos. O mal não prevalecerá”, completou em italiano, dirigindo-se à multidão reunida no Vaticano.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br