Durante reunião com Vladimir Putin nesta sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou a comitiva que o acompanha na viagem à Rússia. Ao citar Celso Amorim, disse que o assessor especial é “velho amigo” de Putin.
Amorim foi ministro das Relações Exteriores durante os primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010. Atualmente, é assessor especial de Política Externa do governo.
Também estavam na reunião os ministros de Minas e Energia e de Ciência e Tecnologia, assim como Davi Alcolumbre, presidente do Congresso, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados.
No encontro, Lula reforçou que o Brasil tem interesses “políticos, comerciais, culturais, científicos e tecnológicos” com a Rússia.
A visita também busca sinalizar a independência da política externa do Brasil, mas analistas apontam que pode haver o efeito contrário, reforçando alinhamento ideológico com a Rússia.
O chefe de Estado brasileiro compareceu ao desfile do Dia da Vitória da Rússia nesta sexta-feira (9), que marca a vitória do Exército Vermelho e seus aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial.
Na quinta-feira (8), Lula participou de um jantar oferecido por Putin no Kremlin.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br