O Instituto de Previdência do Município de Marília (IPREMM) promoverá, entre os dias 12 e 14 de maio, um curso de capacitação para certificação técnica. A iniciativa, ministrada pela empresa Capacita – Educação Executiva, será realizada na sede do órgão e é destinada à dirigente do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), Maria de Fátima Fernandes Leiva Gatti, além dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal e do Comitê de Investimentos.
A medida atende à Portaria MTP 1.467/2022, do Ministério de Previdência Social (MPS), que estabelece diretrizes para o funcionamento dos regimes próprios de previdência. O artigo 76 determina que os responsáveis pela gestão do RPPS possuam certificação emitida por entidade autorizada pelo ministério.
De acordo com a norma, até 31 de julho de 2025, devem estar certificados a dirigente do RPPS, um terço dos membros titulares dos Conselhos de Administração e Fiscal, e a maioria do Comitê de Investimentos. Para 2026, a certificação se estenderá a todos os titulares do comitê e à maioria dos conselheiros.
O curso vai além do cumprimento legal. Segundo a presidente do IPREMM, Fátima Gatti, a formação viabiliza uma apropriação mais profunda dos conhecimentos sobre o RPPS. Isso permitirá discussões mais assertivas e deliberações mais eficazes nos assuntos relacionados à previdência municipal.
Fátima Gatti destacou ainda que, desde o início da gestão, o prefeito Vinicius Camarinha tem voltado atenção especial aos aposentados e pensionistas. “O compromisso em realizar os pagamentos no quinto dia útil traz tranquilidade e mais segurança aos beneficiários”, ressaltou Fátima.
Além dos pagamentos regulares, a prefeitura tem demonstrado preocupação com a situação financeira do IPREMM. Projetos de médio e longo prazos estão sendo elaborados para a recuperação do patrimônio do instituto. A presidente destaca que ações como essa proporcionam um feedback positivo dos aposentados e pensionistas, que se sentem mais seguros com a administração financeira do órgão.
Foto: Divulgação