A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informou nesta sexta-feira (9) que sofreu um novo apagão em uma instalação da Filadélfia que supervisiona o tráfego aéreo no Aeroporto Internacial Newark Liberty, em Nova Jersey.
Esse foi o mais recente de uma série de problemas com equipamentos que tem prejudicado o tráfego do local.
A FAA destacou que a interrupção afetou as comunicações e os visores de radar no Controle de Aproximação por Radar do Terminal da Filadélfia, que orienta as aeronaves que entram e saem do Newark Liberty, por volta das 3h55 do horário local (4h55 no horário de brasília) e durou aproximadamente 90 segundos.
A emissora americana WABC informou que os controladores de tráfego aéreo foram ouvidos em uma transmissão de rádio, dizendo a um avião da FedEx que as telas ficaram escuras.
Promessas de melhorias para o tráfego aéreo do aeroporto
O incidente destaca o envelhecimento da infraestrutura da rede de controle de tráfego aéreo, e ocorre um dia depois que o secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, propôs gastar bilhões de dólares para melhorá-la nos próximos anos.
A FAA disse na quarta-feira (7) que estava tomando medidas imediatas para resolver os problemas contínuos que desorganizaram centenas de voos em Newark desde 28 de abril, especialmente da United Airlines, a maior companhia aérea do aeroporto localizado nos arredores da cidade de Nova York.
A agência de transporte também disse que está aumentando a equipe de controladores de tráfego aéreo, acrescentando três novas conexões de telecomunicações de banda larga e implantando um sistema de backup temporário para o controle de tráfego da Filadélfia durante a mudança para uma rede de fibra óptica mais confiável.
Duffy afirmou na quinta-feira (8) que a FAA tinha duas linhas “ambas funcionando agora” na Filadélfia.
Atrasos de voos em Newark Liberty
Newark tem sido afetado por obras nas pistas, interrupções de equipamentos da FAA e escassez de profissionais de controle de tráfego aéreo, o que levou os parlamentares a solicitar urgentemente investigações e novos financiamentos.
A FlightAware informou que Newark estava sofrendo atrasos nos voos de chegada, com uma média de mais de quatro horas, e atrasos nas partidas, com uma média de uma hora ou mais.
Duffy também disse na quinta-feira (8) que os controladores que supervisionam os aviões no aeroporto perderam contato com as aeronaves em 28 de abril de 30 a 90 segundos, um incidente que gerou um sério alarme.
No ano passado, a FAA transferiu o controle do espaço aéreo de Newark para a Filadélfia a fim de lidar com a falta de profissionais e o congestionamento do tráfego na cidade de Nova York.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br