A 78ª edição do Festival de Cannes começa nesta terça-feira (13), com o cinema brasileiro como um dos protagonistas da edição. O evento acontecerá na Côte d’Azur, na França e irá se estender até o dia 24 de maio. Além disso, alguns brasileiros representarão o Brasil.
O Brasil foi escolhido para ser o país homenageado da 78ª edição como parte da celebração de 200 anos das relações diplomáticas com a França, país onde acontece o evento. Nosso país será o anfitrião da cerimônia de abertura do Marché du Film.
Ao longo dos 12 dias de evento, profissionais brasileiros do audiovisual – como cineastas, produtores e tomadores de decisão da área de atuação – irão se reunir na cidade do litoral francês para uma programação com mostras de trabalhos, apresentações e eventos de networking.
Veja quais os brasileiros que estarão no Festival de Cannes
- Antonio Gonçalves Júnior
O diretor geral e artístico será homenageado pelo Marché du Film, o mercado de filmes do Festival de Cannes. Antonio é diretor da produtora curitibana Grafo Audiovisual.
O filme brasileiro “O Agente Secreto” está na Seleção Oficial da 78ª edição e compete pelo prêmio máximo, a Palma de Ouro. Esse é o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho a competir pela Palma de Ouro. Veja quando o filme estreiará no festival.
O diretor que estudou cinema na Universidade de Nova York, será mentor nesta edição do Festival.
O cineasta integra o elenco de júri da Palma Queer, principal prêmio LGBTQIA+ do evento.
Diretora do filme “Manas”, Marianna receberá o prêmio ‘Women In Motion Emerging Talent’. Esta premiação é dedicada aos novos talentos no Festival de Cannes 2025.
Rodrigo foi um dos cineastas escolhidos para para participar de uma residência artística, organizada pelo festival.
O filme “O Riso e a Faca”, da produtora Tatiana, esta na programação de Un Certain Regard.
*Sob supervisão
Elisabeth Moss sobre Wagner Moura: “Uma das minhas pessoas favoritas”
Fonte: www.cnnbrasil.com.br