spot_img

Multilateralismo perdeu o efeito na política global após Trump, diz Pfeifer

Mais notícias

O cenário internacional tem passado por profundas transformações nos últimos anos, marcadas pelo enfraquecimento do multilateralismo e pela ascensão de políticas unilaterais. De acordo com o coordenador-geral do Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência da Universidade de São Paulo (DSI-USP), Alberto Pfeifer, o retorno de Donald Trump tem impacto significativo nas relações globais.

Segundo Pfeifer, o mundo atual é caracterizado por uma menor ordem nas relações internacionais, com organizações como a ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacioal) e Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) perdendo relevância e eficácia.

“Hoje, o mundo é o mundo mais do estado nacional, do país, do unilateralismo”, afirma o especialista, ressaltando que cada nação busca estabelecer sua própria agenda com base em seus recursos e poder intrínsecos.

Para Pfeifer, um dos desenvolvimentos mais significativos no tabuleiro internacional é a aproximação entre Rússia e China. Ele destaca a recente visita do presidente chinês, Xi Jinping, a Moscou, “onde os laços econômicos, estratégicos e militares entre os dois países foram aprofundados”.

“Paralelamente, os Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, têm buscado fortalecer relações com países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Emirados Árabes e Catar”, ressalta.

O conflito entre Índia e Paquistão também é mencionado como um ponto de virada, com o Paquistão emergindo vitorioso graças ao uso de equipamentos militares chineses, avalia o coordenador do DSI. Segundo Pfeifer, este evento estabelece “um novo paradigma no combate aéreo”, demonstrando uma vantagem tecnológica chinesa sobre o Ocidente.

Europa: o ator escanteado

Em meio a essas mudanças, a União Europeia encontra-se em uma posição delicada. Pfeifer observa que os europeus estão “escanteados quanto às cartas que são jogadas no tabuleiro internacional”, enfrentando desafios como a situação na Ucrânia e a necessidade de aumentar investimentos em defesa, especialmente com a redução da participação orçamentária dos Estados Unidos.

O especialista conclui destacando a complexidade e o dinamismo do cenário atual, com novas alianças se formando e tensões econômicas entre potências como Estados Unidos e China se arrefecendo. Este “embaralhar de cartas” no tabuleiro internacional promete continuar trazendo novos desafios e oportunidades para os atores globais nos próximos anos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
21.3 ° C
21.3 °
21.3 °
50 %
1.3kmh
94 %
ter
28 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
29 °
sáb
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias