Hábito de trocar uma refeição por salgado se populariza entre os brasileiros
Com o aumento do ritmo de vida, as pessoas começaram a improvisar nas refeições escolhendo opções mais práticas e acessíveis. Uma tendência que está crescendo no Brasil é o “snacking behavior”, que é o comportamento de comer petiscos entre as refeições principais ou realmente substituir uma refeição completa por lanches.
O snacking behavior ocorre por diversas razões, que vão desde fome e desejo por alimentos específicos, até tédio, busca por conforto emocional ou como parte de uma rotina diária estabelecida. As pessoas podem optar por fazer lanches como uma forma de satisfazer suas necessidades físicas, emocionais ou simplesmente para quebrar a monotonia do dia.
Esse hábito já é comum nas gerações mais jovens das classes A e B, sendo agora adotado por trabalhadores em home office. Outro público que aderiu ao comportamento são as classes C e D, devido, também, à redução do poder compra trazida pela crise econômica e inflação.
Segundo Paulo Mello, CEO da Zé Coxinha, franquia especializada na comercialização de salgados, foi notado que o movimento nas lojas aumentou, principalmente, no horário de almoço. Essa mudança tem surpreendido a marca, pois antes o fluxo nesse período do dia não era tão alto.
“Um dos motivos que ocasionou o aumento do fluxo é o orçamento mais apertado das famílias. Muitos trabalhadores começaram a migrar o perfil da alimentação, então, em vez de almoçar eles fazem um lanche”, explica Paulo. Dados do Kantar apontam que entre 2019 e 2022 houve um aumento na preferência por salgados na alimentação fora de casa pelos brasileiros, crescendo de 11% para 15%.
Esses dados refletem a capacidade de adaptação do comportamento do consumidor diante de contextos econômicos – o crescimento do snacking behavior é reflexo dessa adaptação. Os salgados, por serem geralmente mais acessíveis em comparação a outras opções de alimentos, acabam se tornando uma escolha popular e econômica para brasileiros fazerem as suas refeições.
Sobre a Zé Coxinha
Fundada em 2011, a rede Zé Coxinha é referência na venda de salgados com preços acessíveis. Seu cardápio é composto por uma variedade de delícias amadas pelos brasileiros, como coxinha, quibe, bolinha de queijo, pastéis, churros e outros salgados em tamanho miniatura.
Os salgados são vendidos em caixas de tamanhos e preços diversos, com valores a partir de R$3,99. A proposta da rede é oferecer opções saborosas e acessíveis para atender aos gostos e bolsos dos clientes.
RAIO- X da Franquia
Investimento Inicial: R$120 mil
Unidades em operação (próprias + franqueadas): 40
Taxa de Franquia: R$38 mil
Capital de Giro: R$10 mil
Fundo de publicidade: 1% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: R$48 mil
Royalties: 10% sobre as compras na fábrica do Zé Coxinha
Faturamento médio: R$600 mil/ano
Prazo de retorno: 18 a 22 meses
Duração do contrato: 5 anos
Rentabilidade: 15% a 20%