Ação cidadã tem objetivo de criar uma ponte pedagógica aproximando a sociedade do dia a dia do Parlamento Paulista
Agência de Notícias Alesp
A Casa do Povo está sempre de portas abertas. Pronta para receber quem deseja conhecer com mais detalhes as instalações e o trabalho desenvolvido pelos parlamentares ao longo do ano. Para isso, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo conta com um Programa de Visitas Monitoradas destinado a grupos organizados de estudantes, turistas, entidades de classe, entre outros. De janeiro a julho, o Parlamento Paulista recebeu 3.228 visitantes.
Para agendar visitas, os interessados devem acessar o sistema de agendamento da Alesp, pelo Link. Elas ocorrem de terça a sexta-feira, de manhã e à tarde. Os grupos devem ter entre 10 e 45 visitantes, com agendamentos realizados previamente. Visitas individuais são agrupadas na última quarta-feira do mês, no período da manhã e, ao completar o número mínimo de visitantes, os interessados são avisados. A idade mínima recomendada é de 3 anos.
“O Programa de Visita Monitorada é uma ação cidadã com o objetivo de criar uma ponte pedagógica aproximando a sociedade do dia a dia da Alesp. Além de conhecer os espaços do Palácio 9 de julho, os visitantes recebem orientações sobre o funcionamento da Casa, tiram dúvidas e compreendem a história e função política do Parlamento Paulista, despertando assim o senso crítico e a consciência política”, explica Mariana Chiuso, analista legislativa responsável pela organização dessa atividade.
Krukutu
Na primeira quinzena de julho, por exemplo, o Parlamento recebeu a visita de crianças e jovens do Centro de Educação e Cultura Indígena (Ceci) “Krukutu Barragem”, comunidade de etnia guarani localizada em Parelheiros, na Capital. Fazendo parte do Programa “Recreio nas Férias” – criado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para oferecer atividades culturais e de lazer para estudantes -, o grupo conheceu diversos pontos da Alesp e levou muitas lembranças e experiências para casa.
“Viemos conhecer e mostrar para as crianças como funciona tudo aqui. A liderança da aldeia teve a ideia e colocamos em prática. Importante as crianças conhecerem lugares e pessoas diferentes”, afirmou Mônica Vitorino, monitora do grupo que também tem origem guarani. “Achei muito interessante. Temos que voltar mais vezes para conhecer melhor ainda. Para sermos mais representados, precisamos estar mais presentes”, disse ela.
Sandra, de 50 anos, também fez parte do grupo que visitou a Alesp pela primeira vez. “A gente sempre ouve falar desse lugar, mas nunca tinha vindo aqui. Gostei, achei muito grande”, afirmou.
Monitores
Acompanhados por monitores, os participantes conhecem os principais espaços do Palácio 9 de Julho, as exposições temporárias artísticas e culturais e obras de arte do acervo permanente da Alesp, bem como os plenários onde acontecem reuniões temáticas e sessões legislativas. A duração prevista é de 1 hora e 30 minutos.
O objetivo do projeto é divulgar aos visitantes as atribuições constitucionais dos parlamentares estaduais, o processo de elaboração de leis e aspectos da história da Alesp, além de aproximar o público do trabalho realizado na Casa, incentivando a participação cidadã no processo legislativo.
Inclusão
A equipe está preparada para atender a todos os públicos, inclusive pessoas com deficiência. Além do sistema na internet, os agendamentos e orientações ser feitos pelo telefone (11) 3886-6628. Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas ao e-mail da Divisão de Comunicação Social da Assembleia: comsocial@al.sp.gov.br. Agora, basta escolher o melhor momento e vir conhecer de perto o espaço onde o Estado constrói boa parte de sua história e futuro.