PROF. EMERSON – AUTOR
Você sabe o que é um transporte subsidiado?
Devemos lembrar o que é transporte público e que as empresas de ônibus operam por meio de concessão.
Já tivemos uma empresa em Marília desse novo modelo de concessão que “passou” o serviço para outra, pois não conseguiu manter sua estrutura financeira.
Principalmente depois da Covid e com a uberização do transporte de pessoas.
O último reajuste das passagens foi em maio de 2021, e nesses últimos anos as empresas estão cobrando a questão da contrapartida referente ao subsídio junto à prefeitura e nada tem sido feito.
Mas como sempre a prefeitura se omite dessa discussão, jogando a “responsabilidade” do envelhecimento da frota e o aumento das tarifas sobre as empresas.
Devemos lembrar sempre que é uma concessão pública e um programa de mobilidade deve ser amplamente discutido com a sociedade.
As crítica sobre a tarifa são corretas, mas precisamos compreender a distinção entre a tarifa pública x tarifa técnica , se a prefeitura não faz a parte dela, que é o que está acontecendo o repasse será todo jogado no cliente que será sempre cada vez mais onerado.
Em cidades que não houve alterações nas tarifas as negociações inevitavelmente passou pela questão dos subsídios.
O que é a TARIFA ZERO senão a prefeitura assumir todo o custo que seria repassado para o cliente. Vivemos em um mundo capitalista alguém vai pagar a conta.
Investimentos, gratuidades e a pressão dos insumos como óleo diesel faz com que essa conta nunca feche se a prefeitura não fizer a parte dela.
O que de fato deve ser questionado, é que precisamos urgentemente de uma politica pública em que se discuta o modelo de mobilidade, e no nosso caso para o modal ônibus de transporte coletivo em Marília.
Novamente deve ser frisado, querer ar condicionado nos ônibus, nova frota, novas linhas e novos investimentos com um preço justo para a população todos nós queremos, mas novamente temos que lembrar que é uma concessão de transporte público e a prefeitura deve fazer a sua parte.