Com os impactos gerados pela tecnologia nos últimos anos,
o mercado está em alerta e correndo para se modernizar
A inteligência artificial deverá afetar quase 40% de todos os empregos no mundo, de acordo com uma nova análise do Fundo Monetário Internacional (FMI). Com seu potencial disruptivo e capacidade de transformar diversos setores da economia, profissionais que desenvolvem ou atuam com essas ferramentas estão cada vez mais valorizados e requisitados.
Empresas de diversos setores, como tecnologia, saúde, finanças e varejo, buscam talentos capazes de aplicar soluções inovadoras baseadas em IA (Inteligência Artificial) e em outras ferramentas tecnológicas, para otimizar processos, desenvolver produtos mais inteligentes e impulsionar o crescimento empresarial.
Segundo um estudo conduzido pela consultoria global Korn Ferry, a escassez de profissionais qualificados para preencher vagas de trabalho poderá alcançar números preocupantes até o ano de 2030, ultrapassando 85 milhões de postos vagos. Essa situação, além de impactar diretamente as operações empresariais, pode resultar em uma significativa perda financeira anual, estimada em cerca de US$8,5 trilhões.
Somente no Brasil o gap de profissionais especializados em tecnologia deve ultrapassar mais de 300 mil pessoas neste ano, conforme apontado por um estudo realizado pelo hub de inovação BrazilLab, que promove a conexão entre empreendedores e o setor público em parceria com a Fundação Brava. Esse déficit representa a maior escassez de talentos digitais em toda a América Latina.
A falta de ação diante das exigências futuras pode levar à estagnação e gerar prejuízos tanto para indivíduos quanto para as organizações. Diante desse panorama, investir na formação pode ser o passaporte para uma carreira promissora e repleta de oportunidades. Com cursos de capacitação, os profissionais podem se preparar para liderar a revolução digital e contribuir para a construção de um futuro impulsionado pela tecnologia.
Uma das instituições que tem se destacado na formação de talentos na área é a escola SuperGeeks. Especializada em desenvolver competências para o futuro, a escola tem sido pioneira na capacitação de crianças, jovens e adultos, interessados em explorar todo o potencial desse mercado. Segundo Marco Giroto, fundador da SuperGeeks, “A busca pela melhoria não é somente se preparar para o amanhã, mas sim, construir de forma proativa o futuro que desejamos ver”.
A SuperGeeks apresenta cursos completos e práticos que visam capacitar os profissionais a enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades existentes na área, com mais de 70 unidades e um total de mais de 50 mil estudantes treinados. Os alunos adquirem as habilidades fundamentais para se destacarem nesse setor promissor.
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.