A diretoria da Associação Comercial e de Inovação Marília celebra a data do dia 20 de agosto como marcante para a instituição, afinal, é o dia em que a entidade comemora os 89 anos de atividades na cidade, sendo considera uma das poucas associações existentes desde os primeiros anos de emancipação do município. “Não tenho a menor dúvida de que a associação comercial tem um grau de importância na comunidade em razão da longevidade de suas ações”, disse o presidente da instituição aniversariante, Adriano Luiz Martins, ao destacar a data que vem sendo comemorada nos últimos seis anos, com a realização do Connect Acim, considerado o maior e mais importante evento empreendedor do centro-oeste paulista. “Trocamos o jantar comemorativo pelo evento regional”, lembrou o dirigente.
Um dos diretores mais antigos da entidade, João Gonçalves, hoje responsável pelo programa Acim-Saúde, lembra que associação comercial sempre foi respeitada e admirada pela população em virtude de sempre agir e se posicionar em favor da própria comunidade. “O comércio é a base de tudo, e a maioria ou trabalha no comércio como empregado ou como empregador”, comparou o dirigente que se orgulha em fazer parte da diretoria da associação comercial desde o final dos anos 60. “Foram outras épocas, outras situações e vivíamos outros momentos”, recorda-se ao ver a associação comercial de hoje, sendo considerada uma das mais modernas do Estado de São Paulo. “Sempre procuramos ser os melhores”, disse orgulhoso, ao lado do também diretor da entidade, Subhi Ahmad Khalil Abu Khalil, que está na instituição desde o final dos anos 70, e é respeitado nacionalmente pelo trabalho pioneiro dentro do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). “Começamos a organizar o setor e fomos os primeiros a utilizar os iniciantes sistemas de computação para acessar o SCPC”, recorda o dirigente que hoje também está no Programa Acim-Saúde.
Uma referência não só da associação comercial mariliense mas em todos o Estado de São Paulo por quase cinco décadas dedicadas a Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes é figura marcante na instituição, sendo considerado um dos mais antigos dentro do sistema das associações comerciais paulistas. “Entrei muito garoto, como boy e depois responsável pela máquina de fotocópias”, recordou o hoje superintendente da entidade, admirado por muitos. “Quando deixei a Legião Mirim e entrei na associação comercial, nunca mais sai”, falou ao afirmar ser o primeiro e único emprego que teve na vida. “O que sou devo muito à esta entidade, pois aqui, cresci, estudei, me formei, constitui família e continuo servindo esta entidade que tanto respeito”, falou em tom emocionado.
Adriano Luiz Martins diz que a data nunca deve passar em branco, afinal, a associação comercial faz parte da história da cidade. “Enquanto Marília completa 91 anos, a associação comercial completa 89, ou seja, menos de dois anos de diferença, o que, por si só, já mostra o grau de importância que tem”, disse ao lembrar que Marília foi emancipada em abril e a associação comercial fundada em agosto. “O primeiro assunto que destacou a entidade naquela época, foi organizar os carroceiros da cidade”, recordou Adriano Luiz Martins que é o 25º presidente a representar a entidade. “O que muito me orgulha ajudar a escrever bons capítulos na estória desta histórica entidade mariliense”, falou.
LEGENDA – João Gonçalves é o diretor mais antigo da Associação Comercial e de Inovação, que completa 89 anos