Legenda – Na sequência, os novos membros do diretório municipal do PCdoB: Ari, André, Amauri, Heloísa, Madalena, Osvaldo, Lis, presente ainda Haroldo de Mayo Bernardes, coordenador da Macro Região Oeste Paulista do PCdoB – além de Oziane e Bia, a nova força do PCdoB na cidade.
O PCdoB – Partido Comunista do Brasil – de Marília realizou no último sábado, dia 7, sua Conferência Municipal. O objetivo foi discutir e deliberar sobre os Projetos de Resolução Política e sobre propostas de alteração no Estatuto Partidário apresentados pelo Comitê Central, fazer o balanço das atividades de direção, estabelecer o número de seus integrantes e eleger os dirigentes do Comitê Municipal, além de discutir e deliberar acerca do Projeto de Resolução Política Estadual do PCdoB e do Projeto político local. Ao final, foram eleitos os delegados à 21º Conferência Estadual do PCdoB, a se realizar na capital paulista, no dia 11 de novembro próximo.
Participaram da conferencia municipal a representante da direção estadual do partido, Bianca Aragão da Silva, de Piracicaba, e o coordenador da Macro Região Oeste Paulista do PCdoB, Haroldo de Mayo Bernardes. A nova direção municipal firmou posição contrária à privatização do DAEM. Indicou como prioridade a organização em seus Organismos de Base na Famema, Unesp, Prefeitura e movimentos de moradores, juventude e mulheres. Estabeleceu a meta de lançar e priorizar a campanha de pelo menos um candidato a vereador pelo PCdoB dentro da Federação Partidária Brasil da Esperança, juntamente PT e PV, e tentar, também em conjunto com a federação partidária, compor uma aliança em apoio aos candidatos a Prefeito contrários ao fenômeno do bolsonarismo.
Na discussão do Balanço das atividades da direção municipal, destacou-se a grande vitória que a realização da conferência representa sobre o prefeito Daniel Alonso, que julgou que estaria destruindo o PCdoB, um partido centenário, com a cooptação de alguns com cargos em sua secretaria, não foi necessário muito tempo para seu equívoco ficar evidenciado.
Na nova direção eleita figura na presidência Osvaldo Emidio da Silva, que atua pelo partido desde 1982, mas já acompanhava o pai em reuniões do Partido Comunista do Brasil em Marília desde o tempo em que sua sigla ainda era PCB, nos anos 1950.