spot_img

Abril Azul: Prefeitura de Marília realiza abertura do mês de conscientização do TEA

Mais notícias

Prefeitura realiza abertura do mês de conscientização do TEA

 

Luta por visibilidade, inclusão e respeito deve ser levada a sério com apoio do poder público

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde, da Educação e da Cidadania, realizou na manhã desta terça-feira (1) a abertura do Abril Azul, mês de conscientização do TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o evento chamado Café Azul.

A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, e contou com a presença da secretária Paloma Libanio (Saúde), dos vereadores Danilo da Saúde (presidente da Câmara) e Vânia Ramos; Cristina Toshie de Macedo Kuabara (chefe do Centro de Atenção Psicossocial Infantil), representantes dos prestadores do serviço – Espaço Potencial, Clínica Aconchego, Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Caps Infantil Catavento, Caps Com Viver, Unesp e Projeto Amandim (Associação de Mães de Autistas e Neurodivergentes de Marília) – e equipe técnica da Secretaria da Saúde.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem padrão de comportamentos repetitivos e dificuldades na interação social. Quanto antes se percebe a diferença no neurodesenvolvimento da criança, melhores são os resultados durante o processo de crescimento.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo (2 de abril) é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ou seja, conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com ele – em Marília há 903 pessoas diagnosticadas com esse transtorno.

Entender que o autismo é um espectro nos ajuda a agir com empatia no dia a dia. Seja ensinando crianças sobre o autismo, respeitando formas diferentes de comunicação ou adaptando ambientes de trabalho, cada atitude contribui para uma sociedade mais acolhedora tanto para autistas, como para suas famílias.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a abertura do Abril Azul. “Abril é o mês destinado à conscientização do TEA, e resolvemos abrir a programação com o Café Azul pra falarmos sobre o significado e as possibilidades de construção do TEA. O trabalho da secretaria é fazer essa integração entre os prestadores para um melhor atendimento ao paciente. E, de acordo com a necessidade de cada paciente, será oferecido o melhor serviço a ele”.

Paloma Libanio afirmou que o objetivo é construir junto uma linha de cuidado para o paciente. “Chamamos todos os prestadores que atendem os pacientes com autismo, convidamos também mães e a equipe técnica da Secretaria da Saúde para, juntos, construirmos essa linha de cuidado para que realmente possa abranger o paciente com autismo em todas as suas possibilidades e todas as suas diversidades. Deixamos em aberto para que todos possam colaborar e contribuir para que todo o paciente TEA seja atendido dentro da nossa cidade e com toda qualidade para que seja um atendimento integral”.

Já a secretária municipal da Cidadania, Sandra Roim, falou sobre o Abril Azul. “Promover medidas inclusivas é fundamental para a superação de estigmas como a intolerância e o preconceito que, infelizmente, ainda são muito presentes na sociedade. A adoção de práticas voltadas à inclusão melhora o desenvolvimento geral de uma criança autista.”

Ela deixou um convite para a população. “Convido vocês a, juntos, espalharmos muita informação de qualidade e construirmos um mundo mais inclusivo e com mais respeito para todo o espectro!”.

CIPTEA

Em 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que instituiu a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com a finalidade de identificar a pessoa com TEA e garantir o atendimento prioritário previsto por lei, além de promover a inclusão e a autonomia na sociedade.

Em Marília, a CIPTEA é emitida pela Secretaria Municipal da Cidadania, por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência, de forma gratuita, podendo ser obtida pelo site carteiraautista.marilia.sp.gov.br ou presencialmente na rua José de Anchieta, 95, centro, no horário das 7h30 às 16h30. Para mais informações, o telefone é (14) 3402-4411.

Fotos: Divulgação

Marília
nuvens quebradas
24.1 ° C
24.1 °
24.1 °
70 %
0.9kmh
82 %
qui
31 °
sex
30 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
19 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias