Membros de uma ala da chamada bancada da bala na Câmara dos Deputados relataram à CNN preocupação com o perfil mais combativo de Paulo Bilynskyj (PL-SP) como o novo presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa.
Segundo relatos à reportagem, o receio é de que eventuais endurecimentos dele no diálogo com o governo possam prejudicar os interesses da própria Frente Parlamentar da Segurança Pública no Congresso.
Paulo Bilynskyj é um dos principais nomes de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara e tem a segurança pública como uma de suas principais bandeiras de mandato.
Ele substitui o deputado Alberto Fraga (PL-DF) à frente da da bancada da bala.
À CNN, Bilynskyj disse que está aberto ao diálogo com o governo e que sabe separar as funções entre ser um deputado de oposição e ser presidente da comissão — um cargo de representação dentro da Câmara, além das ideologias políticas.
“Tenho um compromisso com a articulação para a aprovação, a negociação dos pontos necessários”, disse. Por isso, sinalizou que não deverá criar oposição apenas por ser de direita e contrário ao governo Lula.
Bilynskyj afirmou que pretende alinhar as pautas de segurança pública tanto com a cúpula da Câmara quanto com a Comissão de Segurança Pública do Senado, comandada agora por Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Disse ainda querer ouvir as demandas de secretários estaduais de segurança pública e governadores, por exemplo.
O deputado também defendeu ter experiência como delegado de polícia e no Direito para qualificá-lo à frente da comissão. “Tenho uma visão completa do trabalho policial em vários setores.”
Fonte: www.cnnbrasil.com.br