A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a interdição aos lotes do produto Colgate Total Clean Mint, devido a um recurso apresentado pela empresa. A agência também emitiu um alerta aos usuários do produto.
A Colgate afirmou no recurso que seguirá os trâmites administrativos da Anvisa. A agência determinou a interdição de todos os lotes do produto na última quinta-feira (28), após consumidores relatarem efeitos adversos associados ao produto.
O alerta da Anvisa é para que os consumidores interrompam o uso do produto caso observem reações indesejáveis relacionadas ao uso do creme dental.
O aviso se aplica a todos os cremes dentais que contenham o fluoreto de estanho em sua formulação. A substância é conhecida pelos benefícios antimicrobianos e anticárie.
A recomendação é que os fabricantes devem colocar no rótulo do produto as informações sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.
A agência destaca também a importância da notificação pelo sistema e-Notivisa. O alerta recomenda que o consumidor procure um profissional de saúde caso o desconforto seja persistente.
“Os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis”, explicou a Anvisa, em nota.
O alerta sanitário é uma manifestação técnica que aborda sinais de riscos associados a algum produto sujeito à vigilância sanitária e servem como orientação aos consumidores e profissionais de saúde.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br