spot_img

Apoiadores criticam decisão que proíbe Le Pen de concorrer à presidência

Mais notícias

Os apoiadores de Marine Le Pen, líder do partido de ultradireita Reunião Nacional (RN), na França, expressaram grande choque e decepção com a proibição da política de concorrer a cargos públicos, o que a deixaria fora da corrida presidencial de 2027, a menos que ela pudesse vencer uma apelação antes disso.

A decisão do tribunal francês foi um revés catastrófico para Le Pen, que há muito tempo é uma das figuras mais proeminentes da ultradireita na Europa e que tem sido a favorita nas pesquisas de opinião para a disputa de 2027.

A juíza Benedicte de Perthuis disse que Le Pen estava “no centro” de um esquema para apropriar indevidamente mais de 4 milhões de euros de fundos da União Europeia e usá-los para pagar a equipe do partido de ultradireita na França.

A falta de remorso de Le Pen e outros réus estava entre os motivos que levaram o tribunal a proibi-los de concorrer a cargos com efeito imediato, disse de Perthuis.

Seus apoiadores “surpresos”, “arrasados” e “desapontados” a descreveram como uma boa líder que ouviria as preocupações dos eleitores.

“Estou arrasada. De qualquer forma, toda vez que há eleições, eles sempre tentam bloqueá-la, na minha opinião, eles sujam o nome dela. Ela não é assim, aquela senhora”, afirmou uma moradora de Henin Beaumont, de 62 anos.

Já Robert Le Bourgeois, um parlamentar do RN, disse à Reuters: “Não cabe a um juiz politizado dizer quem pode concorrer em uma eleição ou não.”

Le Pen concorreu três vezes à presidência e disse que 2027 será sua última corrida para o cargo mais alto. Suas esperanças agora estão em anular a decisão em apelação antes da eleição. Apelações na França podem levar meses ou até anos.

Antes dos eventos desta segunda-feira, Le Pen descreveu os promotores como buscando sua “morte política”. Ela deixou o tribunal em Paris antes que o juiz lesse sua sentença e sem fazer nenhum comentário.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
20.3 ° C
20.3 °
20.3 °
90 %
1.6kmh
96 %
qua
32 °
qui
32 °
sex
31 °
sáb
23 °
dom
25 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias