spot_img
spot_img

Artigo: 44º ANIVERSÁRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, por Professor Juvenal

spot_img

Mais notícias

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion (SP), por um grupo formado por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda, ex-exilados políticos e ativistas católicos ligados à Teologia da Libertação. A ideia de construir um partido de baixo para cima, plural, democrático, inovador, gestado nas lutas sociais, ganhou corpo com o crescimento do sindicalismo combativo que emergia no final dos anos 1970 e cuja maior expressão era o então líder operário Luiz Inácio da Silva, o Lula.

É um partido que surgiu como agente promotor de mudanças na vida dos trabalhadores da cidade e do campo, cuja ideologia é o Socialismo Democrático, que está na gênese das democracias da Europa Ocidental, onde os trabalhadores são respeitados e, inclusive, participam dos lucros das empresas no final de cada ano. O PT defende os trabalhadores de todos os níveis, classe média, pequeno e médio empresário e até grandes empresários que são progressistas além de cumprir suas funções sociais para o desenvolvimento do nosso país dentro da nossa frágil democracia.

A experiência de luta por reivindicações sociais do PT foram o ponto de partida para muitas propostas levadas à Constituinte de 1988, que culminou na aprovação da atual constituição brasileira. A atuação do PT e de outros partidos de esquerda avançou em muitos pontos nos direitos sociais e na democratização de diversas políticas públicas. Defensor do socialismo democrático, o PT foi fundamental na mobilização social conhecida como Diretas Já, que reivindicou eleições presidenciais diretas no Brasil. Primeiro presidente eleito pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a combinação entre crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inclusão social, com distribuição de renda, ampliação do emprego, redução da pobreza e promoção da soberania nacional.

No Brasil e no mundo existem dois projetos políticos; o nosso está ao lado dos trabalhadores na defesa do Estado, da nossa soberania e das nossas estatais que são estratégicas para o bem-estar social da nossa gente e do nosso desenvolvimento.

O outro projeto político é a defesa do Capital que em nosso país se torna selvagem, com as mais altas taxas de juros do mundo, concentração de renda de forma gigantesca de tal maneira que menos de 1% fica com 70% de tudo que é produzido aqui no Brasil.

É um projeto neoliberal, liderado pela extrema-direita que não admite que a esquerda possa governar, e para isso, nas eleições, gastam verdadeiras fortunas para patrocinar partidos em condições de comprar as eleições, já que colocam cabos eleitorais em todos os quarteirões da cidade e dos distritos.

É quase um duelo de gigantes contra formigas. As mensagens mentirosas contra os defensores do povo são contínuas; foi assim, desde o Império Romano, os defensores do povo são combatidos, presos ou assassinados.

Se quer saber mais, estude como a Direita combateu Getúlio Vargas ao defender o povo. Confinou Jânio Quadros no Mato Grosso por dez anos. Derrubou João Goulart e o matou no Uruguai. Por que deram o golpe na Dilma e prenderam o Lula por 580 dias? JK foi assassinado?

No 44º Aniversário do Partido dos Trabalhadores, nós reafirmamos que estamos organizando uma Frente Ampla, com os partidos da Esquerda e Progressistas para o embate eleitoral deste ano.

Convidamos os antigos petistas e novos participantes para se filiarem ao Partido; basta entrar na nossa página do Diretório Estadual do PT, Janela Área PT, Janela Filiação Partidária. Quem tiver dificuldades nos procure que podemos ajudar.

Juntos, vamos fazer nosso país voltar a sorrir e para que nossa cidade possa ser de verdade a “Cidade Símbolo de Amor e Liberdade”.

Professor Juvenal de Aguiar – Suplente de Deputado Federal do PT, Diretor Estadual da APEOESP e Historiador.

Prof. Juvenal de Aguiar
Diretor Estadual da Apeoesp

Marília
nublado
20.3 ° C
20.3 °
20.3 °
84 %
1.3kmh
100 %
qui
31 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
26 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias