Feriado causa surpresa na Associação Comercial de Pompeia
A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia recebeu com surpresa a informação de que o Governo do Estado de São Paulo decretou feriado estadual o dia 20 de novembro, como celebração ao Dia Estadual da Consciência Negra, uma vez que, já constam no calendário de funcionamento do comércio de Pompeia os feriados do dia 02 (quinta-feira), para o Finados, e dia 15 (quarta-feira), para a Proclamação da República. “Mais um feriado no mês, dia 20, segunda-feira, complica um pouco para o empresariado em geral”, disse a presidente da entidade pompeiana, Marineves da Silva Barros Souza, surpresa com a notícia de que o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já assinou o decreto estadual que será obedecido pelos 645 municípios paulistas. “Num período que é pura preparação para as vendas da “Black Friday” e do Natal que são fortíssimas”, ressaltou a dirigente ao lembrar o dia 24 de novembro como a data para a “Black Friday” deste ano.
Marineves da Silva Barros Souza considera preocupante este tipo de situação em razão de que o comércio vem mantendo uma regularidade e feriados desta forma, quebram a sequência de produtividade. “É preciso que haja bom senso nestas questões”, disse em tom de preocupação, principalmente ao saber que o Congresso Nacional também debate a data para que haja um feriado nacional. “Por enquanto somente Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas e Amapá, promovem o feriado”, disse. “E agora o Estado de São Paulo o maior produtor de todos”, frisou em tom de preocupação, não pela lembrança do movimento que beneficia ativistas negros por marcar a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. “Pior é que o Senado Federal já aprovou, aguardando a votação na Câmara dos Deputados”, disse a presidente da associação comercial de Pompeia.
Se confirmando esta posição do Estado de São Paulo, e futuramente em todo o Brasil, o mês de novembro será o mês do ano com o maior número de feriados: quatro, perdendo apenas para o mês de abril que atualmente está com três feriados: Sexta-feira Santa, Páscoa e Dia de Tiradentes. “Nesse caso a Páscoa sempre será num domingo que não interfere tanto”, acrescentou Marineves da Silva Barros Souza que pretende conversar com alguns comerciantes da cidade sobre o assunto mais recente neste momento, anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo. “Talvez muita gente desconheça esta informação que pegou os comerciantes despreparados”, opinou ao trocar ideias sobre o assunto para formar uma opinião com visão mais coletiva. “Eu fui surpreendida”, falou por si.
Com a sanção do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, publicada no Diário Oficial do Estado com a data de 14 de setembro, todos os municípios paulistas deverão seguir o calendário e declarar o dia 20 de novembro como feriado. “Assim sendo não tem muito o que fazer agora”, lamentou a dirigente de Pompeia. “Vamos estudar como lidar com esta surpresa, porém, pouco há o que fazer”, disse em tom de surpresa.
com assessoria de imprensa