Fontes militares paquistanesas disseram à CNN que os ataques da Índia atingiram cinco locais dentro do Paquistão e na Caxemira administrada pelo Paquistão.
Os locais são Kotli, Ahmadpur East, Muzaffarabad, Bagh e Muridke. Dentre as regiões mencionadas, Ahmadpur East e Muridke são particularmente significativas, pois estão na província de Punjab, no Paquistão, dentro das fronteiras do país.
Os ataques desta quarta-feira (7), no horário local, marcam a primeira vez desde 2019 que a Índia realiza ataques dentro do território do Paquistão, quando jatos indianos atacaram vários locais depois que o país culpou Islamabade por um ataque suicida com carro-bomba que matou pelo menos 40 paramilitares indianos na região.
A retaliação na época foi particularmente tensa porque foi a primeira vez que a Índia atacou dentro das fronteiras indiscutíveis do Paquistão desde que os dois lados travaram uma guerra em 1971.
A Índia deu agora novamente esse passo significativo.
Kotli, Muzaffarabad e Bagh ficam na Caxemira administrada pelo Paquistão – uma região montanhosa, controlada por Islamabade, mas também reivindicada pela Índia. É uma área que tem testemunhado frequentes períodos de contato militar e embates entre tropas indianas e paquistanesas.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br