spot_img

Ataque russo danificou estrutura de usina de Chernobyl, diz engenheiro

spot_img

Mais notícias

Um ataque de drone russo danificou gravemente a estrutura de confinamento ao redor da usina nuclear desativada de Chernobyl, destinada a impedir a liberação de substâncias nucleares, disse um alto funcionário nesta sexta-feira (15).

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e a Agência Internacional de Energia Atômica relataram anteriormente que os níveis de radiação permaneceram normais na usina, local do pior acidente nuclear do mundo em 1986.

“A barreira que deveria impedir a disseminação de substâncias radioativas deixou de funcionar de acordo com seu projeto original”, disse Oleksandr Tytarchuk, engenheiro-chefe da usina.

“No entanto, para minimizar as consequências que todos vocês podem ver agora, faremos todo o possível em um futuro próximo”, ele acrescentou.

Tytarchuk disse que o drone perfurou a cobertura externa do recipiente de contenção e explodiu por dentro.

O recipiente de contenção foi concluído em 2019 para cobrir a vasta e deteriorada estrutura de aço e concreto erguida às pressas após a explosão de abril de 1986 no quarto reator da usina.

“O drone atingiu a cobertura externa, perfurou-a, caiu no sistema e explodiu ali”, afirmou Tytarchuk.

Se a explosão tivesse ocorrido de 15 a 20 metros mais longe, ele disse, “teria atingido diretamente o antigo abrigo, que tem 40 anos”.

Andriy Danyk, chefe dos Serviços de Emergência da Ucrânia, disse que a equipe que trabalhava no local estava sendo constantemente rotacionado.

“Estamos garantindo que ninguém receba qualquer exposição à radiação”, disse ele. “Não há níveis excessivos no local”.

Hryhory Ishchenko, chefe da zona de exclusão ainda em vigor ao redor da usina, afirmou que, por acordo geral, os drones não são abatidos ao redor de instalações nucleares.

A explosão de 1986 em Chernobyl espalhou radiação por toda a Europa e levou as autoridades soviéticas a mobilizarem um grande número de homens e equipamentos para lidar com as consequências do acidente. O último reator em funcionamento da usina foi fechado em 2000.

A Rússia ocupou a usina e a área ao redor por mais de um mês nas primeiras semanas de sua invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, enquanto suas forças inicialmente tentavam avançar sobre a capital ucraniana, Kiev.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nuvens quebradas
29.4 ° C
29.4 °
29.4 °
56 %
0.9kmh
65 %
sáb
29 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
31 °
qua
32 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias