spot_img
spot_img

Bósnia luta contra poluição atmosférica classificada como “perigosa“

spot_img

Mais notícias

Pessoas na capital da Bósnia, Sarajevo, lutaram para lidar com a poluição do ar na cidade na quarta-feira (22), um dia depois de um monitor ambiental mostrar que ela apresentava um dos ares mais poluídos do mundo.

“Eu engasguei tanto que fiquei enjoada”, comentou a moradora local Kenan Hidic. Outra, que se identificou como Sefika, falou que também mal conseguia respirar.

A qualidade do ar de Sarajevo foi classificada como “perigosa” na terça-feira (21), de acordo com a IQAir, que monitora os níveis de poluição.

A cidade quase não tem indústrias poluentes, pois foram destruídas durante a guerra da Bósnia na década de 1990, mas fica em um vale cercado por montanhas e colinas.

Devido à sua localização, ela sofre há muito tempo com um fenômeno conhecido como inversão térmica, que empurra o ar mais frio e os poluentes de veículos e combustíveis fósseis para mais perto do solo.

Misturado com neblina, o ar poluído pode permanecer estagnado por dias, o que significa que a cidade geralmente sofre com poluição no inverno.

A poluição nos países dos Balcãs Ocidentais continua bastante alta devido ao aquecimento doméstico, usinas de carvão obsoletas, carros velhos e falta de dinheiro para resolver o problema.

Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, Sarajevo e a capital da Sérvia, Belgrado, frequentemente lideram as tabelas diárias de poluição global, segundo sites que monitoram a qualidade do ar em todo o mundo.

Isso não só tem impactos grandes na saúde, mas também pode prejudicar as perspectivas desses países de ingressar na União Europeia, que tem padrões de emissões mais rigorosos.

O que é o Acordo de Paris e por que os EUA saíram

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nuvens quebradas
29.4 ° C
29.4 °
29.4 °
58 %
2.5kmh
69 %
qui
26 °
sex
32 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
26 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias