spot_img
spot_img

Brasil avança para se tornar a 8ª economia global e se destaca pelo empreendedorismo em ascensão

spot_img

Mais notícias

Com projeções para o crescimento do PIB, consultor financeiro Leonardo Brumati conta estratégias e planos para empresas se manterem em pé

Recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou que o Brasil está próximo de se tornar a 8ª economia mundial e, com isso, manter-se entre as 10 maiores potências econômicas do mundo – hoje, o país está em nono lugar. Essa estimativa foi feita com base nas projeções de crescimento do PIB, previsto para fechar em 2,02% neste ano. Um dos motivos que tem contribuído para este cenário é o mercado aquecido, impulsionado pelo empreendedorismo no país; e para manter este cenário, é crucial que as organizações tenham uma gestão financeira definida.

De acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM) 2023, produzida pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), são 42 milhões de empreendedores brasileiros ativos. “O espírito empreendedor alimenta a inovação e o crescimento econômico. Isso é fundamental para o sucesso financeiro e o desenvolvimento sustentável do país. Mas de nada adianta se a pessoa não souber gerir o próprio negócio”, explica Leonardo Brumati, consultor financeiro e fundador da Core Business.

Uma má gestão pode levar ao fechamento dessas empresas, por exemplo. Segundo o Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 204.763 empresas encerraram as atividades em 2023.  Segundo o especialista, um dos maiores erros identificados na gestão financeira das empresas é a negligência em relação aos processos de compras e a obsessão pelo aumento do faturamento a qualquer custo.

Para isso, a solução que muitos empresários encontram é a contratação de gestão financeira terceirizada, para garantir uma boa organização e funcionamento dos negócios.

“A importância da gestão financeira eficiente é destacada como vital para a longevidade das empresas. A terceirização financeira oferece soluções abrangentes, incluindo serviços contábeis e planejamento fiscal, que ajudam a reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e minimizar os riscos trabalhistas”, complementa Brumati. Logo, a negligência na gestão financeira pode levar ao fechamento precoce das empresas. Recomenda-se a verificação cuidadosa das empresas de terceirização financeira, considerando referências confiáveis e a satisfação dos clientes.

Sobre Leonardo Brumati

Leonardo Brumati é formado em Direito, pela Univap, e consultor financeiro. Tem MBA em Controladoria e Finanças e é pós-graduado em Direito Tributário. Já são 23 anos de experiência na área de Finanças e Administração. Ao longo da carreira, foi gerente financeiro, gerente administrativo, supervisor administrativo-financeiro, em empresas renomadas, como: Bradesco, grupo Pacaembu, Azevedo & Travassos e D7 Merchandising. Além disso, foi também Secretário de Finanças do município de Pirajuí. Hoje, Leonardo tem a própria empresa de consultoria especializada em soluções estratégicas empresariais. Ao longo de 5 anos já atendeu mais de 40 negócios de diversos ramos, como indústria de ração animal, tecnologia, agências de marketing, distribuidoras entre outros.

Marília
nuvens quebradas
24 ° C
24 °
24 °
74 %
1.7kmh
79 %
sáb
33 °
dom
29 °
seg
26 °
ter
24 °
qua
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias