O Canadá continuará a apoiar a Ucrânia em seu conflito com a Rússia “até que a guerra acabe e a Ucrânia vença”, disse o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau a repórteres nesta segunda-feira (24).
“Espero muito que esta guerra não dure mais um ano”, acrescentou ele após se reunir com líderes em Kiev para uma cúpula para marcar o terceiro aniversário da invasão da Rússia.
A Ucrânia entra no quarto ano de guerra com a Rússia nesta segunda-feira (24), sem saber se pode continuar a contar com seu aliado mais fiel, os Estados Unidos, enquanto as tropas lutam para manter seu território contra avanços inimigos.
Na semana passada, Donald Trump chamou Volodymyr Zelensky de “ditador” impopular que precisava fechar um acordo de paz rápido ou perder seu país, enquanto o líder ucraniano comentou que o presidente dos EUA estava vivendo em uma “bolha de desinformação”.
Além da guerra de palavras, autoridades americanas abriram negociações diretas com o lado russo na Arábia Saudita na semana passada, excluindo Kiev e a Europa em uma mudança impressionante de política sobre a guerra.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br