spot_img
spot_img

CEBs: o jeito “evangélico” de ser Igreja hoje, por Frei Marcos Sassatelli

spot_img

Mais notícias

Frei Marcos Sas­sa­telli

Vida Religiosa Consagrada marca presença no 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) – CRB Nacional

De 18 a 22 de julho, acon­teceu em Ron­do­nó­polis (MT) o 15o In­te­re­cle­sial da Co­mu­ni­dades Ecle­siais de Base, com o tema “CEBs: Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas”, e o lema “Vejam, eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 55,17ss).

Par­ti­ci­param do En­contro de­le­ga­ções das CEBs de todo o Brasil: mais de 1.500 pes­soas, in­cluindo cerca de 70 pa­dres, 60 bispos e re­pre­sen­tantes de ou­tros países. O In­te­re­cle­sial re­fletiu sobre ques­tões so­ciais-am­bi­en­tais e a atu­ação da Igreja no Brasil.

O mé­todo (ca­minho) uti­li­zado no en­contro foi ver, julgar e agir, ou – em ou­tras pa­la­vras – ana­lisar, in­ter­pretar e li­bertar.

A Igreja – lembra-nos o Con­cílio Va­ti­cano II – é o Povo de Deus e as CEBs são – hoje – o jeito de ser Igreja das pri­meiras Co­mu­ni­dades Cristãs: o jeito de ser do pró­prio Jesus de Na­zaré.

As CEBs são, pois, o jeito “evan­gé­lico” de ser Igreja e o In­te­re­cle­sial é um en­contro de ir­mãos e irmãs em co­mu­nhão.

Ora, nesse jeito “evan­gé­lico” de ser Igreja das CEBs não existem classes, que na es­tru­tura ecle­sial se­riam Hi­e­rar­quia, Vida Re­li­giosa e Lai­cato. No Plano de Deus, todos e todas – na di­ver­si­dade de dons (ca­rismas) e mi­nis­té­rios (ser­viços) – somos iguais em dig­ni­dade e valor, cha­mados e cha­madas a viver em co­mu­nhão, como fi­lhos e fi­lhas do mesmo Pai-Mãe que é Deus, como ir­mãos e irmãs em Cristo, no Amor (Es­pí­rito Santo). A única di­fe­rença está na in­ten­si­dade e pro­fun­di­dade do amor com o qual cum­primos a nossa missão no mundo.

Como dizem os fi­ló­sofos, o ser hu­mano não é um ser já feito, mas um ser que está se fa­zendo, um “vir-a-ser”, um ser em cons­trução. En­quanto es­tamos no mundo, po­demos crescer sempre na vi­vência do amor, que é a per­feição hu­mana, a san­ti­dade, a fe­li­ci­dade.

Antes de ini­ciar o 15º In­te­re­cle­sial das CEBs (16 de julho) acon­teceu a bênção de envio das equipes de ser­viço na Ce­le­bração eu­ca­rís­tica, pre­si­dida por Dom Ga­briel Mar­chesi (bispo da di­o­cese de Flo­resta – PE e re­fe­ren­cial das CEBs em nível na­ci­onal) e con­ce­le­brada por Dom Mau­rício da Silva Jardim (bispo de Ron­do­nó­polis-Gui­ra­tinga – MT) e os pres­bí­teros pre­sentes.

As Ce­le­bra­ções: de aber­tura (dia 18 à noite), do In­te­re­cle­sial e de en­cer­ra­mento (dia 22 à noite) foram ver­da­deiras Ce­le­bra­ções co­mu­ni­tá­rias muito bo­nitas e sig­ni­fi­ca­tivas: tempos fortes de graça de Deus. Era o Povo de Deus das CEBs ce­le­brando sua vida, sua ca­mi­nhada e sua missão.

O En­contro foi re­al­mente, para as CEBs do Brasil, um novo Pen­te­costes. Todos e todas vol­taram para suas Co­mu­ni­dades ani­mados e ani­madas, for­ta­le­cidos e for­ta­le­cidas; de­se­josos e de­se­josas de con­ti­nuar com muito en­tu­si­asmo e com muito amor a missão de Jesus hoje: fazer acon­tecer a Boa No­tícia do Reino de Deus, que – se bem en­ten­dido – é o pro­jeto de vida mais re­vo­lu­ci­o­nário que existe: o pro­jeto de um Mundo Novo, sempre mais Novo.

Para uma visão mais abran­gente do 15º In­te­re­cle­sial das CEBs, leia os sites: https://​por​tald​asce​bs.​org.​br/ e https://​ceb​sdob​rasi​l.​com.​br/. Com muita fé, es­pe­rança e amor, a ca­mi­nhada das CEBs con­tinua!

O do­cu­mento da CNBB “Missão e Mi­nis­tério dos Cris­tãos Leigos e Leigas” – 62 (1999) afirma que – à luz do Con­cílio Va­ti­cano II e da Con­fe­rência de Me­dellín – pre­ci­samos re­pensar a es­tru­tura so­cial da Igreja e re­e­la­borar a te­o­logia dos mi­nis­té­rios a partir do binômio “co­mu­ni­dade – ca­rismas e mi­nis­té­rios” (e não: “hi­e­rar­quia – lai­cato”).

O do­cu­mento da CNBB pos­te­rior “Cris­tãos Leigos e Leigas na Igreja e na
So­ci­e­dade” – 105 (2016), que trata do mesmo as­sunto, sim­ples­mente des­co­nhece e des­con­si­dera a parte do do­cu­mento – acima ci­tado – e re­a­firma o binômio “hi­e­rar­quia – lai­cato”. É la­men­tável!

À luz do do­cu­mento 62, apre­sento duas su­ges­tões con­cretas:

1ª. Que toda a Pas­toral da Igreja no Brasil seja pla­ne­jada a partir do con­ceito te­o­ló­gico de CEB e de Pa­ró­quia dos Do­cu­mentos de Me­dellín (que, in­fe­liz­mente, foram es­que­cidos). Se­gundo esses Do­cu­mentos, a CEB é “o pri­meiro e fun­da­mental nú­cleo ecle­sial” ou “a cé­lula ini­cial da es­tru­tura ecle­sial” e a Pa­ró­quia é “um con­junto pas­toral uni­fi­cador de Co­mu­ni­dades de Base” (Med XV, 10.13).

2ª. Que o In­te­re­cle­sial das CEBs (re­a­li­zado pe­ri­o­di­ca­mente), pela sua re­pre­sen­ta­ti­vi­dade na­ci­onal, seja re­co­nhe­cido como o Sí­nodo do Povo de Deus, onde são dis­cu­tidas, vo­tadas e to­madas as prin­ci­pais de­ci­sões da Igreja no Brasil.

Con­se­quen­te­mente, os In­te­re­cle­siais re­gi­o­nais e di­o­ce­sanos se­riam também re­co­nhe­cidos como Sí­nodos do Povo de Deus re­gi­o­nais e di­o­ce­sanos.

Que sonho bo­nito! As CEBs – na grande va­ri­e­dade de suas ex­pres­sões – se tor­na­riam re­al­mente o jeito “evan­gé­lico” – sempre novo e sempre an­tigo – de toda a Igreja ser!

Es­tamos ca­mi­nhando! Um dia che­ga­remos lá! Es­pe­rançar é pre­ciso!

Frei Marcos Sas­sa­telli é frade do­mi­ni­cano e teó­logo.

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Cor­reio da Ci­da­dania. Ou faça um PIX em qual­quer valor para a So­ci­e­dade para o Pro­gresso da Co­mu­ni­cação De­mo­crá­tica; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua con­tri­buição é fun­da­mental para a exis­tência e in­de­pen­dência do Cor­reio.

*Siga o Cor­reio nas redes so­ciais e ins­creva-se nas news­let­ters dos apli­ca­tivos de men­sa­gens: Fa­ce­book / Twitter / You­tube / Ins­ta­gram / What­sApp / Te­le­gram

02/08/2023

Marília
nublado
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
63 %
1.3kmh
100 %
qui
32 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
28 °
seg
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias