O Referência FC, clube-empresa de Embu das Artes, obteve o Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O CCF é concedido a clubes atendem aos critérios da CBF para a formação de atletas de base. O certificado também garante direitos específicos, como preferência na renovação de contratos com atletas e o recebimento de porcentagens em futuras transferências pelo mecanismo de solidariedade.
Walter Júnior, presidente e fundador da equipe, comemorou a conquista do certificado.
“Essa certificação da CBF é resultado de um trabalho contínuo e comprometido. Formamos atletas, sim, mas, acima de tudo, formamos cidadãos. É isso que nos move”, afirmou.
Referência FC
Fundado em 2018, o Referência Futebol Clube tem a base e, justamente a formação de novos jogadores, como foco. O clube busca criar equipes competitivas de diferentes idades com infraestrutura adequada, programas de treinamento para todas as faixas etárias e assistência médica, psicológica e educacional.
Em apenas seis anos, cerca de 800 jogadores passaram pelo Referência, e mais de 70 foram negociados com clubes da Série A.
O clube é filiado à Federação Paulista de Futebol desde 2021 e, em 2022, conseguiu passar para a segunda fase do Campeonato Paulista com os times sub-17 e sub-15, também chegando às quartas de final com o sub-13.
Copinha de 2025
Em 2025, o clube foi sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior e surpreendeu, chegou à segunda fase da competição.
A equipe de Embu das Artes ficou no Grupo 20, ao lado de Sport, FC Cascavel e Boavista-RJ. Com duas vitórias e um empate na fase de grupos, conseguiu avançar na competição em segundo lugar. Na segunda fase, enfrentou o Palmeiras e acabou sendo eliminado, perdendo por 2 a 1 na Arena Barueri.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br