A cerimônia de transferência do caixão do papa Francisco de sua residência para a Basílica de São Pedro, começou nesta quarta-feira (23). O pontífice será velado antes de seu funeral no sábado (26).
A procissão desta quarta-feira tem início com o corpo do papa sendo transferido da capela da residência Casa Santa Marta, onde ele viveu durante seu papado.
A procissão vai passar pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, passando pelo Arco dos Sinos e pela Praça de São Pedro, antes de entrar na Basílica de São Pedro pela porta central.
Antes da procissão, o camerlengo Kevin Farrell, o cardeal encarregado de organizar o funeral papal e o conclave, fez uma breve oração na capela da Casa Santa Marta com uma curta antífona de esperança.
Na Basílica de São Pedro, o camerlengo vai presidir a liturgia da palavra. Logo após a oração os fiéis vão poder prestar suas homenagens ao papa.
Os fiéis recitarão vários versículos religiosos, incluindo o Salmo 22, “O Senhor é meu Pastor”, durante o velório.
Os participantes também vão recitar a ladainha dos santos e as orações católicas tradicionais em memória aos mortos durante a liturgia.
A oração deve terminar com a antífona Mariana, uma oração à mãe de Jesus, Maria.
No final da cerimônia, o público poderá prestar suas homenagens ao papa, e corpo ficará em câmara lenta na Basílica de São Pedro por três dias, até seu funeral, no sábado (26).
Fonte: www.cnnbrasil.com.br